Cabo Verde regista mais um lote de 15 casos positivos em Santiago

Por faltar 9 dias para o término do estado de emergência em Santiago, o anúncio deste lote de 15 casos positivos na ilha inquieta os cidadãos. Com esses novos dados, o país passa agora a registar 349 casos positivos da doença, sendo 290 dos quais em Santiago. Destes, 282 são da Capital, que continua a ser o foco principal do Covid -19, com mais de 25 bairros já contagiados pela pandemia. O realce vai também para Santa Cruz, que sobe agora para dois casos positivos. Isto depois de se ter recentemente detetado um primeiro caso nesse concelho de Santiago Norte.

Referindo-se aos exames realizados ontem pelo laboratório da virologia da Praia, o comunicado do Ministério da Saúde e da Segurança Social especificou que, de um total de 184 amostras de 16 a 18 deste mês analisadas, 131 foram do Concelho da Praia. Destas, 14 deram positivos e 117 acusaram resultados negativos, incluindo uma de controlo de um doente em seguimento.

No tocante aos restantes exames, tiveram resultados negativos 10 de São Vicente, 01 da Ribeira Brava de São Nicolau, 05 do Concelho de São Domingos e 01 de
São Lourenço dos Órgãos. Quanto às 26 amostras do concelho de Santa Cruz, uma teve resultado positivo e as restantes 25 foram negativas. Ficaram pendentes mais 10 amostras.

O comunicado do governo garante, por outro lado, que os casos ativos estão com uma evolução clínica favorável, exceptuando dois doentes que continuam a necessitar de cuidados médicos mais redobrados. O MSSS apela, no entanto, para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação do COVID19.

Com os 15 casos positivos registados hoje, Cabo Verde passa a contabilizar um total de 349 casos acumulados de novo coronavírus: Santiago 290 (Praia 282; São Domingos 04, Tarrafal 02; Santa Cruz 02), Boa Vista 56 e São Vicente 03. O país soma três óbitos: um inglês de 62 anos na Boa Vista e dois nacionais (uma mulher de mais de 60 anos e um homem de 65 anos), todos da Praia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 323 mil mortos e infetou quase 4,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China
Categoria:Noticias