Proposta federadora para São Filipe: Engenheiro e deputado Nuías Silva é candidato do PAICV à Câmara Municipal

Para observadores locais, o engenheiro, que foi presidente da Assembleia Municipal de São Filipe entre 2008 e 2012, começou e bem o seu projecto político: a proposta para a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal da Cidade dos Sobrados foi aprovada por unanimidade pelo conselho do sector local do partido. Contando com o apoio dos ex - edis Luís Pires e Eugénio Veiga, agora reservados para outras disputas fora das autárquicas no concelho, Nuias Silva parte assim confortável para o pleito eleitoral deste ano, «perspetivando uma união dos militantes e simpatizantes do PAICV à volta da sua candidatura». O desafio, conforme os tambarinas, «é recuperar a Câmara de São Filipe e resgatar o orgulho e a dignidade dos fogueneses, isto em parceria com a sua vasta e ativa comunidade emigrada nos EUA».

Nascido a 23 de Janeiro de 1975 na Cidade de São Filipe, Nuias Silva conhece bem o seu concelho. Apesar de residir na Praia, tem sido, juntamente da sua colega Eva Ortet, um dos deputados que cumpre rigorosamente a sua visita mensal ao círculo eleitoral do Fogo, mantendo assim contactos regulares com os residentes.

Com uma notável experiência política, Nuias Silva tem sido um dos ativos do governo sombra da liderança de Janira Hopfer Almada, no combate político ao movimento no poder, com destaque para a frente parlamentar. Tem sido o porta-voz dos dossiers económicos mais críticos, nomeadamente os relativos ao considerado processo pouco transparente da privatização da TACV e da concessão da exploração das linhas aéreas domésticas à BinterCV e das rotas marítimas à CV Interilhas.

Percurso e experiência política do candidato

Conforme os dados apurados por este diário digital, Nuias Silva tem feito um percurso político notável como dirigente nacional. De entre outras funções relevantes que já desempenhou, é vice Presidente do PAICV desde 2017 até esta data e membro da Comissão Permanente, da Comissão Política e do Conselho Nacional do mesmo partido. Desde 2016 é deputado da Assembleia Nacional pelo círculo do Fogo, ocupando o cargo de vice-presidente da Bancada Parlamentar.

Silva foi também presidente da Juventude do PAICV (2009-2012) e presidente da Assembleia Municipal de São Filipe (2008-2012). Isto para além de ter sido eleito deputado da Assembleia Municipal de São Filipe (2004-2008), mandatário Nacional para a Juventude da Candidatura do Comandante Pedro Pires à Presidência da República (2001).

O candidato do PAICV à Câmara de São Filipe tem tido também uma participação ativa a nível da sociedade civil do concelho. Exerce a função de vice presidente Botafogo Futebol Clube (2018 até presente). Participou em 1998 na Semi Final Europeia da TIMES (Tournament in Management and Engeneering Skilss), após ter sido classificado em 1º Lugar nas provas na Universidade de Aveiro e foi aluno Tutor pelo Departamento de Engenharia e Gestão Industrial em 1997/1998. Nuias Siva é também membro fundador da Associação Sabura CV - Aveiro (1995), dirigente do BotaFogo Futebol Clube - Ilha do Fogo ( 2000/2004) e membro do Fórum Pensar Ilha do Fogo.

Gestor e professor universitário

A fazer fé no seu currículo, Nuias Silva já desempenhou várias funções a nível de gestão, com destaque para o sector bancário e novas tecnologias de informação e comunicação. De entre funções relevantes exercidas em instituições financeiras, foi membro do conselho de administração e administrador Executivo da Caixa Económica de Cabo Verde (2011–2016) e engenheiro/técnico de Organização da Rede vinti4 - Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamentos - SISP, SA (1999–2004).

No tocante a instituições públicas, Silva liderou, implementou e exerceu o cargo de gestor da Casa do Cidadão (2007–2009) e foi director Geral Direcção Geral da Administração Eleitoral ( 2004–2007). Exerceu ainda as funções de administrador não Executivo da Imprensa Nacional de Cabo Verde - INCV, SA (2005–2012) e da Inforpress, SA ( 2007–2008).

Mestre com pós graduação em TIC

Conforme o seu currículo, Nuías Silva possui uma vasta formação de nivel superior. Nesta particular, destaca-se o título de MBA - Master Business Administration pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2012–2013) onde aprofundou os seus conhecimentos em Gestão Global, Liderança, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Marketing, Estratégia Planeamento e Controlo. Isto sem contar com Sistemas de Informação Contabilística e Financeira, Finanças Empresariais, Empreendedorismo, Logística e Operações, Negócios e Comunicação Intercultural e Métodos.

O mesmo fez , em 2003–2005, mestrado em Sistemas de Informação na Universidade Técnica de Lisboa/Instituto Superior de Economia e Gestão (UTL/ISEG), (Portugal). Obteve ainda, em 2002–2003, na mesma universidade, o grau de Pós Graduado em Sistemas e Tecnologias de Informação. Já em 1994–1999, Nuías Silva fez licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade de Aveiro, (Portugal), tendo destacado com um dos melhores alunos.

A nível de formação técnica profissional, tem, desde 2015, o certificado de Auditor Interno Sistemas de Gestão da Segurança da Informação (ISO 27001:2013) e de Segurança Sistemas de Informação (IRCA - Internal Auditor ISO 27001:2013) desde 2014. Isto sem contar com várias outras formações e qualificações técnicas que constam do seu vasto currículo.

Categoria:Noticias