Cabo Verde: Pandemia em flecha na Praia com mais 9 casos positivos

A seis dias do término do estado de emergência em Santiago, continua a crescer o número de casos acumulados de Covid -19 na cidade da Praia. O Ministério da Saúde e da Segurança Social assegurou que os dados de hoje resultam dos exames realizados no laboratório de virologia do dia 22 de maio de 2020, com base num total de 85 amostras, sendo 64 das quais do concelho da Praia. Destas, obteve-se nove casos positivos e 55 negativos, incluindo 12 de doentes em seguimento. Mais quatro amostras do Tarrafal de Santiago, com uma de seguimento e controlo de doente, deram resultados negativos. Segundo a mesma fonte, outras 11 amostras ficaram pendentes.

O MSSS revela, no entanto, que o concelho da Praia registou, este sábado, mais 11 casos recuperados, passando o número total de recuperados na Capital para 84. Já o Tarrafal de Santiago soma apenas um caso recuperado.

«A nível nacional o país contabiliza neste momento 371 casos acumulados de COVID-19, 142 recuperados e 3 óbitos. Os doentes com infeção ativa continuam em isolamento e com evolução favorável, com a exceção feita a um doente que se encontra em estado grave», lê-se no comunicado a que este jornal teve acesso.

Entretanto, as autoridades sanitárias reforçam o apelo para que as pessoas fiquem em casa, tomem os devidos cuidados para evitar a propagação do COVID-19 e se submetem aos testes rápidos de despistagem gratuita em curso nos diferentes bairros da Capital, que sãos os seguintes: Vila Nova-Moinho (Em frente a Antiga Escola Grande de Vila Nova/Moinho); Ponta D´Água (Rotunda, perto do Centro de Saúde); Achada Santo António (Fundo Cobom/Fontom);Eugénio Lima (Na Praça) e Achada Grande Frente (Imediações do Liceu).

Evolução da pandemia

Com os 9 casos positivos deste sábado, Cabo Verde passa a contabilizar um total de 371 casos acumulados de novo coronavírus: Santiago 312 (Praia 304; São Domingos 04, Tarrafal 02; Santa Cruz 02), Boa Vista 56 e São Vicente 03. O país soma três óbitos: um inglês de 62 anos na Boa Vista e dois nacionais (uma mulher de mais de 60 anos e um homem de 65 anos), todos da Praia. Pelo menos 142 doentes já estão curados.

A nível mundial, a pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 338.128 pessoas e infetou mais de 5,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP, de hoje, baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência de notícias francesa, já morreram pelo menos 338.128 pessoas e há mais de 5.218.261 em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

Categoria:Noticias