Cabo Verde regista quarto óbito associado à doença

“Infelizmente não resistiu e acabou por falecer. Temos mais um óbito a considerar”, disse o ministro, em declarações aos jornalistas durante uma visita de trabalho a vários bairros da Praia, o principal foco da doença em Cabo Verde, com um acumulado de mais de 300 casos diagnosticados.

O governante acrescentou que esta vítima mortal, a quarta desde março, apresentava “algumas comorbilidades”, que levaram a este desfecho.

“Temos um outro paciente que inspira cuidados”, acrescentou o ministro, assumindo que, no entanto, “não está ventilado”.

A primeira vítima mortal, que foi também o primeiro caso de covid-19 diagnosticado no país, registou-se na ilha da Boa Vista, um turista inglês de 62 anos. Seguiram-se mais dois casos na Praia, uma mulher de 92 anos e um homem de 65 anos, todos igualmente com outros problemas de saúde associados.

As autoridades de saúde cabo-verdianas ainda não divulgaram até ao momento o balanço da progressão da doença nas últimas 24 horas. No final do dia de segunda-feira, o país registava um acumulado de 390 casos de covid-19, desde que foi diagnosticado o primeiro doente, em 19 de março, apresentava um total de 155 doentes recuperados e dois turistas estrangeiros infetados foram transferidos para os países de origem.

Permaneciam ativos 230 casos, sendo a ilha de Santiago a única ainda com casos da doença, internados em isolamento.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 344 mil mortos e infetou mais de 5,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Em África, há 3.471 mortos confirmados em mais de 115 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China. A Semana com Lusa

Categoria:Noticias