32 casos positivos detetados em testes rápidos na Praia esperam confirmação final com PCR

A informação foi avançada pelo director do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do MSSS, na conferência de imprensa desta tarde, que estava suspensa nas últimas 24 horas, devido ao problema surgido com reagentes para testes encontrados deteriorados.

Referindo-se à massificação de testes rápidos no Concelho da Praia, Jorge Barreto precisou que, entre 25 e 26, foram realizados 756, englobando os bairros de Achada de Santo António, Palmarejo, Tira Chapéu, Calabaceira, entre outros. Que deste total, foram detetados 13 casos positivos. Já no dia 26, registou-se mais 19 casos positivos dos 1.227 testes rápidos realizados nas zonas da Várzea, Bela Vista, Tira Chapéu e outras localidades da Capital de Cabo Verde.

Barreto faz questão de esclarecer que os 32 casos positivos referidos, detetados durante os testes rápidos realizados na Praia, vão ser agora submetidos ao teste PCR de diagnóstico no laboratório da virologia da Praia, a fim de se certificar os que são positivos e negativos.

Questionado se esses novos casos positivos de testes rápidos serão contabilizados, como aconteceu com os que envolveram dois membros da família da chinesa infetada em São Vicente, o director do Serviço e Controlo e Prevenção de Doenças respondeu que não. É que, segundo Barreto, enquanto esses casos de Mindelo resultaram de uma investigação epidemiológica de suspeitos em contatos com uma infectada de Covid -19, os 32 casos positivos da Praia são de rastreio de anticorpos para se saber quem esteve em contato com o vírus causador do Covid -19 no momento da realização dos mesmos testes. Garantiu que os que vierem a ser confirmados positivos, pelo teste final de PCR, serão contabilizados como novos casos de Covid - 19 no país.

Dois doentes graves e suspensão de testes

Durante a conferência de hoje, Jorge Barreto anunciou igualmente que dois doentes, todos isolados no Hospital Agostinho Neto, estão a exigir cuidados diferenciados. Disse que o paciente, cujo estado clínico mais reservado foi anunciado anteriormente, permanece estável, mas que continua a requerer cuidados médicos diferenciados.

Jorge Barreto comunicou, por outro lado, que, hoje, entrou na unidade de cuidados intensivos do mesmo hospital central, um outro doente de Covid -19, de 65 anos, que está também a exigir cuidados médicos diferenciados.

Já a presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública informou que os testes de PCR estão suspensos, devido ao problema detetado com a deterioração de reagentes. Maria da Luz Lima garantiu que, dentro de dois dias, deve o laboratório da virologia retomar o seu funcionamento normal com a chegada de novos kits/testes já encomendados.

Mias 4 casos sujeitos na Praia e 300 amostras pendentes

Segundo a mesma fonte, hoje,27, não se apresentou os resultados de análise devido aos problemas registados com a deterioração de reagentes para testes PCR. Estão pendentes cerca de 300 amostras para análise no laboratório da virologia na Capital.

Jorge Barreto informou que, esta quarta-feira, contabilizou-se mais quatro casos suspeitos, todos do concelho da Praia.

A mesma fonte precisou, por outro lado, que o número de infetados pela doença subiu para 390, sendo 83% dos quais da Praia. Asseverou que a taxa geral da letalidade em Cabo Verde é de 1% - na faixa etária de mais 65 anos essa cifra é de 8,5%.

O diretor do Serviço de Controlo e Prevenção de Doenças do Ministério da Saúde e da Segurança Social informou ainda que 347 pessoas se encontram em quarentena, sendo a maioria das quais da Praia.

Categoria:Noticias