Polémica com morte de cabras por cães vadios em São Filipe: Oposição denuncia silêncio das autoridades e postura do Edil Jorge Nogueira

Euclides Fernandes, que é também o 1º secretário do Sector de São Filipe do PAICV, considerou que, nos últimos dias, a situação tornou-se insustentável e preocupante com perda de centenas de gados neste município. « A Comissão Política Regional do PAICV Fogo condena o silêncio e passividade das autoridades perante uma situação que já tem causado grandes prejuízos aos criadores, quer em termos económicos e quer em termos psicológicos. Pois, já são mais de 300 animais atacados ultimamente neste município», avançou

Segundo o jovem político, trata-se de uma situação que tem revoltado os criadores e a população do Fogo em geral. «Face ao desespero, assistimos, no sábado passado, a exposição de cerca de 40 animais mortos a frente do edifício da CMSF. O mais grave é o Presidente Jorge Nogueira que se mostrou insensível ao problema, sequer disponibilizando-se para encorajar os criadores no momento que precisavam de uma nova esperança».

Fernandes acusa o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, que devia atender e orientar estes criadores no momento que mais precisavam, por preferir, naquela tarde participar nos comes e bebes em Chã das Caldeiras com os colegas do partido MpD, em vez de acudir o grito de desespero dos criadores. «Uma atitude de ilegalidade em pleno estado de calamidade que o país atravessa e perante o decreto lei sobre o desconfinamento que estabelece e fixa o dia 1 de Outubro como data limite para o levantamento do impedimento de atividades de lazer que impliquem aglomeração de pessoas. Igualmente foi um desrespeito a estes munícipes que batalham para o desenvolvimento deste município e que deveriam merecer toda e a devida atenção do Presidente da CMSF e da Câmara Municipal no momento que os procuram», denunciou.

Diante desta situação, a Comissão Política Regional do PAICV Fogo apela à Câmara Municipal para a resolução deste problema o mais urgente possível. De entre outras medidas, sugeriu a realização de actividades de sensibilização com os criadores de cães, sobre os cuidados que devem ter com estes animais, bem como o cumprimento do código de postura municipal sobre os cuidados que os munícipes devem ter com os amimais. « Que juntamente com as autoridades sanitárias arranjem uma forma ideal para evitar a proliferação de cães vadios na cidade e a criação de um canil municipal para albergar todos os cães vadios desse município do Fogo».

Outros problemas e solução para cães vadios

O porta-voz do maior partido da oposição fez questão de realçar que é sabido que o Município de São Filipe possui um grande número de famílias, cujo sustento advém da criação de animais. «Para além do mau ano agrícola, da inexistência de bebedouros para o abastecimento de águas aos animais, do fracasso na implementação do plano de salvamento de gados, do preço elevado do milho e da ração, os criadores ainda são confrontados com a existência de um número elevado de cães vadios neste município que não tem poupado o sossego dos criadores. Por todo o município, os criadores já encontraram por várias vezes partes dos seus rebanhos atacados e mortos pelos cães vadios», alerta a mesma fonte, para quem muitas queixas e denúncias neste sentindo foram feitas por criadores de gado através das redes sociais e meios de comunicação social.

Euclides Fernandes considerou que o PAICV, enquanto oposição responsável, bastas vezes denunciou esta situação, quer a nível local e quer a nível do Parlamento nacional, apelando e exigindo respostas. «Poucas são as respostas das autoridades para resolverem este problema. Os criadores questionam a razão do não combate aos cães vadios, referindo que, se as autoridades implementam um plano para salvamento do gado durante o mau ano agrícola, também faria o sentido encontrar uma forma de resolver o problema dos cães vadios que provocam danos significativos aos criadores tal como os efeitos do mau agrícola», conclui o responsável da oposição em São Filipe do Fogo.

Categoria:Noticias