Mais seis casos suspeitos e reforço de meios no Sal e em São Vicente

Estas informações foram avançadas, hoje, pelo Dirtetor Nacional de Saúde (DNS), durante a habitual conferência de imprensa realizada na Praia. Além de confirmar os 11 casos positivos confirmados em Cabo Verde (ver este jornal), Artur Correia anunciou mais seis casos suspeitos de cavid19 detetados no país: quatro no Sal, um na Praia e um outro no Tarrafal de Santiago. Os do Sal, que está no centro das atenções, estão relacionados sobretudo com os contatos dos quatro primeiros doentes positivos detetados na ilha mais turística do país.

Artur Correia informou que uma equipa de profissionais de saúde, incluindo dois médicos, sete enfermeiros, uma analista, um técnico de laboratório e um estaticista, seguiram já rumo ao Sal para reforçar o trabalho de terreno na ilha. Disse que foram ainda enviados para mesma ilha 2 mil testes rápidos para os trabalhos de deteção da circulação do vírus de covid19 nos diferentes bairros do Sal.

Já em relação à ilha de São Vicente, garantiu que surgiu uma outra equipa do laboratório da virologia da Praia, que irá fazer a montagem do equipamento para a relação do PCR na ilha. A mesma deve ainda ministrar formação para o pessoal que irá trabalhar na realização dos testes de PCR no novo equipamento disponibilizado para Mindelo.

Artur Correia informou, por outro lado, que o país conta com 232 doentes internados, sendo 223 dos quais na Praia. Revelou que 238 pacientes já recuperaram a saúde - 180 são da Praia. Avançou também que 986 pessoas se encontram em quarentenas: 64 no Sal por causa principalmente da chegada de pessoas dos Estados Unidos, 62 em São Nicolau devido aos passageiros que vieram do Sal no Navio Interilhas, que seguiu, um dia depois de terem ali surgido os primeiros casos oficiais de doentes com covid19, rumo a São Vicente, entre outras pessoas.

Categoria:Noticias