Números elevados devem-se a amostras acumuladas

Os 54 novos casos de coronavírus avançados hoje, pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social estão relacionados com amostras acumuladas, cujos resultados só foram conhecidos agora.

A informação é avançada pelo Director Nacional da Saúde, que falava na habitual conferência de imprensa de segunda-feira, 22, para actualizar os dados da Covid-19 em Cabo Verde.

 “Os casos avançados não apareceram de ontem para hoje, são casos que entraram há alguns dias e só agora estamos a ter os resultados”, explicou Artur Correia, que diz que as pessoas não devem ficar surpresas com novos casos e que muitas vezes só conhecemos a ponta do iceberg.

Esse aumento está relacionado ainda com o número de testes aplicados, rápidos e PCR. Nas últimos duas semanas, diz o DNS, foram aplicados cerca de 2800 testes PCR.

Entretanto, Artur Correia aponta um aumento de casos no país a partir dos finais de Maio, que coincidiu também com o final do Estado de Emergência e o desconfinamento.

Nos próximos três dias, Correia admite a possibilidade de, pelo menos, 15 casos diários, mas alerta que as previsões podem não se concretizar.

 “Estamos agora numa curva descendente e espero que voltemos a ter poucos casos”, disse Artur Correia, garantindo que as autoridades vão continuar a trabalhar no sentido de impedir que o pico de transmissão avance mais do que está neste momento.

Os dados actuais mostram que 47% de casos estão recuperados (440) e 494 são casos ativos.

Cabo Verde regista, até agora, 994 casos acumulados de Covis-19, dos quais oito resultaram em óbito e 515 se mantém activos.

Categoria:Noticias