Covid-19: Ministério de Saúde confirma dois testes rápidos positivos no Maio a aguardar confirmação do PCR

O Ministério de Saúde confirmou ontem, dia 26, que duas pessoas que viajaram para a ilha do Maio testaram positivo à covid-19, quando submetidas a testes rápidos para controlo, estando as mesmas em quarentena à espera do teste PCR.

A confirmação foi feita em conferência de imprensa na tarde de hoje pelo director do Serviço de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto, quando confrontado com informações que circulam nas redes sociais dando conta de notificação de pelo menos um caso positivo de covid-19 na ilha do Maio.

Segundo explicou, esses dois casos sob investigação são pessoas que viajaram de uma outra ilha para o Maio e que num procedimento de vigilância foi-lhes feito um teste rápido para anticorpos que foi positivo.

"Mas a informação que o delegado de Saúde nos deu é que essas pessoas já tinham feito teste PCR na Praia, antes de viajarem e o teste tinha sido negativo. Portanto, essas pessoas estão de quarentena e vai se colher as amostras para o novo teste PCR, que será enviado amanhã para o laboratório para ver se realmente trata-se de uma situação de infecção activa ou se já teriam tido contacto com vírus e desenvolveram já anticorpos", explicou.

Maio, juntamente com Fogo e Brava, integram a lista das ilhas sem casos de covid-19 até este momento.

De acordo com a última actualização, foram notificados 24 novos casos e um óbito, ocorrido na ilha do Sal, tratando-se de uma mulher de 83 anos e que tinha outros problemas de saúde.

Jorge Barreto esclareceu que o óbito de hoje não se refere ao doente crítico da ilha do Sal que vinha sendo referenciado nas conferências de imprensa. Sobre o outro doente crítico do hospital Agostinho Neto, na Praia, e cujo estado de saúde era também apontado com sendo crítico, indicou que as informações do Hospital apontam que houve uma melhoria no seu quadro clinico.

Entretanto, informou que há um outro doente cujo quadro clínico piorou, estando a receber os cuidados intensivos.

Com os 24 novos casos registados hoje, Cabo Verde passa a contabilizar o total de 1027 casos de infecção, dos quais 448 estão ainda activos e nove já morreram, situando a taxa de letalidade em 0,87%.

O número de recuperados aumentou hoje de 562 para 568 com o registo de mais seis altas, sendo cinco em Santa Cruz e uma na ilha do Sal, no dia em que foram analisadas 177 amostras.

Nas últimas 24 horas foram identificados 32 casos suspeitos, estando em regime de quarentena 939 pessoas.

MJB/CP

Inforpress/fim


Categoria:Noticias