Turquia suspende relações com Holanda


A Turquia suspendeu, nesta segunda-feira (13), suas relações, ao mais alto nível, com a Holanda, alegando o bloqueio do governo holandês para que os políticos turcos participem de encontros sobre o referendo no país, declarou o vice-primeiro-ministro turco.

"Até que a Holanda não repare os danos que causou, as relações ao mais alto nível e as reuniões previstas ao nível ministerial e a alto nível ficam suspensas", anunciou Numan Kurtulmus após uma reunião do conselho de ministros, acrescentando que Ancara rejeitou o retorno do embaixador holandês à capital turca enquanto "as condições expostas (para resolver a crise diplomática com a Holanda) não forem cumpridas".

Também nesta segunda o governo turco convocou pela terceira vez em três dias o encarregado de negócios holandês para protestar contra o "tratamento dado aos ministros e cidadãos turcos na Holanda", depois da anulação de atos de apoio ao presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

Antes do anúncio, União Europeia e a Otan tentavam acalmar a crise. A UE apelou a Ancara a "se abster de toda declaração excessiva e ação que possa exacerbar a situação", após o presidente Erdogan prometer que a Holanda "pagará um preço alto" pelo tratamento dado aos dois ministros turcos, que, segundo ele, recordam "o nazismo e o fascismo".

"É essencial evitar uma nova escalada e encontrar os meios de acalmar a situação", acrescentou a UE em uma declaração da chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, também pediu aos países da Aliança Atlântica que "contribuam para uma desescalada das tensões" diplomáticas entre a Turquia e alguns países europeus.


Fonte: A Semana

Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário