Cães vadios com dias contados no Tarrafal: Turistas podem adotar esses animais que vinham dizimando gado no concelho

Turistas que visitam o Tarrafal de Santiago ou residentes podem, a partir de agora, adotar cães vadios que vêm dizimando gados nesse concelho, após o registo e tratamento prévio desses animais. Esta é uma das formas que a Câmara Municipal encontrou para, em parceria com as Associações Delta Cultura e Bons Amigos e através de um projecto, tentar eliminar os cães que deambulam pela cidade turística de Mangue.

Conforme o vereador pela aérea do Ambiente e Saneamento da Câmara Municipal do Tarrafal, no ano passado três cães foram registados e adotados por turistas. Inácio Barbosa avança que essa alternativa vai ser melhor implementada, em parceria com a Associação Delta Cultura e Bons Amigos - ficou encarregada de fazer a divulgação dessa iniciativa juntos dos visitantes.

A mesma fonte informa que a praça do concelho é o lugar escolhido para se realizar feiras frequentes para expor e informar sobre os cães, que, além de castrados, vão ter tratamento prévio antes de serem adoptados.

Inácio Barbosa conclui que só assim - num djunta mon com parceiros-, a autarquia vai poder eliminar a matilha de cães que deambula diariamente pela cidade capital do Tarrafal.

O responsável camarário afirma que as medidas já adoptadas – controlo de cães nas ruas, sensibilização junto dos agricultores e criadores de gado - está a surtir efeitos positivos no concelho. “A situação está mais calma agora”, responde, desta forma, o vereador do Saneamento, quanto foi questionado sobre os ataques que esses animais vinham fazendo ao gado, com destaque para para cabras e carneiros no concelho.


Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário