Trump diz-se preparado para “resolver” sozinho problema da Coreia do Norte
Se a China não vai resolver a Coreia do Norte, nós vamos, é isto que eu lhe garanto." Assim garante Donald Trump numa entrevista ao "Financial Times",
este domingo, na qual diz apenas acreditar "totalmente" que os Estados
Unidos têm a capacidade para acabar sozinhos com a ameaça nuclear
norte-coreana.
A conversa com o jornal britânico aconteceu dias antes da visita oficial do Presidente chinês Xi Jinping aos EUA, esta semana. "A China tem uma grande influência sobre a Coreia do Norte e eles [chineses] podem decidir ajudar-nos com a Coreia do Norte, ou não. Se eles o fizerem isso será bom para a China, e se não o fizerem não será bom para ninguém."
Questionado sobre se se refere a ações unilaterais dos EUA contra Pyongyang, Trump respondeu: "Não tenho de dizer mais nada. Totalmente." No resto da conversa não é avançado qualquer detalhe sobre que tipo de ações estão planeadas para pressionar a nação do norte da península coreana.
As declarações surgem a apenas quatro dias de um encontro entre Xi e Trump na casa de férias do Presidente norte-americano em Mar-a-Lago, na Florida, marcado para quinta-feira, e na sequência de uma série de avisos dos norte-americanos aos norte-coreanos por causa dos mais recentes testes de mísseis ordenados por Kim Jong-un.