Presidente da ABC Joe Miranda: Delinquência juvenil em Brockton envolve mais jovens que nascem nos EUA
Joe Miranda, presidente da Associação Cabo-verdiana de Brockton, revela, em exclusivo ao Asemanaonline, que o índice de criminalidade nessa cidade norte-americana envolve mais jovens que nascem nos EUA. Perante esta situação, deixa uma mensagem à juventude descendente e aos pais que têm enfrentado estas situações: O Governo e o Sistema Americano são rígidos e por vezes não levam em consideração os factores culturais e linguísticos. Mas organização diz também que “tem trabalhado com diferentes organizações estaduais como mentores/conselheiros, acompanhando os jovens e promovendo programas de “After School” depois da escola educacional, académico e social.
Desde quando existe a ACB, quantos membros tem neste momento e como consegue fundos para funcionar?
A Associação foi fundada em Setembro de 1977. De momento conta com 12 membros. Quanto aos fundos da Associação são garantidos através de apoios do Estado Americano e das fundações privadas.
Fala-se muito da delinquência juvenil envolvendo jovens de descendência cabo Verdiana nesta cidade. O que a organização tem feito para combater este fenómeno?
Trabalhamos com diferentes organizações estaduais em programas de “mentor” como conselheiro (a), para acompanhar os jovens. Também temos programas de “After School” depois da escola educacionais, académicos e sociais
Há alguns dados em termos de índices de criminalidade e delinquência juvenil no Borckton?
De acordo com o jornal local "The Enterprise", em 2014 a cidade de Brockton teve 16 homicídios (no qual mais da metade envolvia Cabo-Verdianos como autores ou vítimas), o que representa um aumento comparando com oso dados de 2013. No mesmo ano de 2014, a polícia fez a busca de drogas no qual mais de 20 indivíduos foram presos. E nesta busca mais da metade dos aprendidos era Cabo-Verdianos. E em 2015 a cidade de Brockton teve 9 homicídios, tendo quatro deles sido cometidos por Cabo-Verdianos.
Com isso, quer dizer que a tendência é com mais envolvimento de jovens que nascem em Cabo Verde ou nos EUA?
A tendência e com mais jovens que nascem nos EUA.
Que mensagem deixa à nossa juventude, mas também aos pais que têm enfrentado, com dores e decepções, estas situações?
Que o sistema e o governo é rígido e que por vezes não levam em consideração os factos culturais e linguísticos. Têm que estar mais atentos aos filhos, acompanhando-os melhor no dia-a-dia.