Índice de Preços no Consumidor em Cabo Verde: Taxa de Inflação homóloga aumentou para 0,5%
A taxa de variação homóloga registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) em Cabo Verde, passou de 0,3% em Fevereiro de 2017 para 0,5% em Março deste mesmo ano. Estes dados reflectem sobretudo a aceleração dos preços das classes da Saúde (+3,6%), do lazer, recreação e cultura (+2,9%), dos bens e serviços diversos (+2,7%), do vestuário e calçado (+2,5%), dos transportes (+1,8%), do ensino (+1,8%), das bebidas alcoólicas e tabaco (+1,4%), dos acessórios, do equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação (+1,1%) e ainda dos hotéis, restaurantes, cafés e similares (+0,7%).
Conforme os dados recentes do Instituto Nacional das Estatísticas de Cabo Verde (INECV), a taxa de variação homóloga registada no país pelo IPC, em Março de 2017, passou de 0,3% para 0,5%, valor superior ao registado no mês anterior em 0,2 pontos percentuais (p.p.). Já o indicador de inflação registou uma variação homóloga de 0,5%, taxa inferior à do mês anterior, em 0,1 ponto percentual.
Por outro lado, registaram variações negativas mais relevantes as classes dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (0,2%) e das rendas de habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis (-1,3%).
Ainda de acordo com a mesma fonte, constata-se que as contribuições negativas verificadas foram suplantadas pelas contribuições positivas, resultando na variação homóloga positiva observada para o IPC total nacional. “A variação mensal do IPC foi -0,2% (0,3% no mês anterior e -0,3% em Março de 2016) ”.
As classes com maior contributo negativo para a taxa de variação mensal foram as do lazer, recreação e cultura, dos hotéis, restaurantes, cafés e similares (ambas -0,1%), do Vestuário e calçado (-0,2%) e dos produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (-0,6%). Por outro lado, a classe das bebidas alcoólicas e tabaco (+0,2%), contribuiu com valor positivo mais relevante.
De ressaltar que as principais subidas de preços registadas pelo IPC foram observadas nos pequenos aparelhos domésticos eléctricos - produtos alimentares, não especificados - bebidas espirituosas – vinho. Enquanto que as principais descidas de preços ocorreram nos produtos hortícolas, incluindo batata e outros tubérculos, artigos para vestuário, frutos, carne e seus derivados.