Presidente da República exorta ao Governo a procurar soluções para o desemprego e a insegurança

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, exorta ao Governo de Ulisses Correia e Silva a procurar soluções para o desemprego e a insegurança que se regista no país, salientando que o combate a esses dois problemas são prioridades de Cabo Verde.

O apelo foi feito, nesta quarta-feira, em conversa com os jornalistas, na Cidade da Praia, nas vésperas do actual executivo suportado pelo MpD completar o primeiro ano de mandato – tomou posse no dia 22 de Abril de 2016.

Jorge Carlos Fonseca salientou que todos os estudos de opinião indicam que a grande maioria dos cabo-verdianos, mais de 80 por cento, conforme precisou, aponta o combate ao desemprego e à insegurança para a primeira e segunda prioridades.

“Portanto, são duas grandes prioridades nacionais e o Governo tem, que estar atento a isso, dar prioridade, ir procurando soluções concretas para esses problemas porque também são compromissos eleitorais do Governo”, disse em conversa com os jornalistas à margem do lançamento do livro “Cabo Verde: o despertar de Darwin”, disse o PR citado pela Inforpress.

Jorge Carlos Fonseca adiantou que, na qualidade de Chefe de Estado, manteve, durante esse primeiro ano de mandato, um relacionamento “franco e leal” com o executivo sustentado pelo Movimento para Democracia (MpD).

“Um ano é um quinto de mandato. É pouco e também é muito. O que o Presidente da República deve fazer é estimular sempre o Governo a fazer mais e melhor, e, sobretudo, acompanhar a actividade governativa com sentido da cooperação institucional franca e leal como como tenho procurado fazer”, adiantou quando, segundo a mesma fonte, foi instando a fazer o balanço do primeiro ano de governação.

“Tenho procurado sugerir, propor, quando entendo que o devo fazer e faço-o normalmente nos encontros semanais com o primeiro-ministro e das várias vezes que me encontro com os ministros”, acrescentou, defendendo que tanto o Presidente da República como os cidadãos devem estar atentos àquilo que foram os compromissos eleitorais.

É de recordar que o MpD ganhou as eleições legislativas de 20 de Março com maioria absoluta, derrotando o PAICV que esteve 15 anos seguidos a governar o país. O actual governo de 12 membros de Ulisses Correia e Silva – o mais pequeno da história de Cabo Verde - tomou posse no dia 22 de Abril.



Categoria:Noticias

Deixe seu Comentário