Uni-CV: “Nossa maior ambição é atingir o patamar de excelência e apoiar o sistema nacional de ensino superior” – reitora

A reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Nascimento, afirmou que a maior ambição da instituição é conseguir atingir o patamar de excelência, apoiar o sistema nacional de ensino superior e responder às expectativas de todos os cabo-verdianos.

Judite Nascimento fez estas declarações em entrevista à Inforpress, no âmbito do 14º aniversário da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que se celebra hoje com a realização de uma sessão solene para homenagear a todos os parceiros estratégicos internacionais e colaboradores internos da referida instituição.

“Nossa maior ambição é atingir o patamar de excelência e apoiar o sistema nacional de ensino superior para que o equilíbrio entre aquilo que é relevância do contributo que as instituições de ensino superior públicas e privadas conseguem dar a sociedade cabo-verdiana”, disse, reconhecendo que ainda não foi possível alcançar esses objectivos porque esta acção “implica muita diplomacia”.

E a concretização da sua ambição, reforçou, será um “passo enorme” no sentido daquilo que é a excelência, acrescentando que a visão institucional é que a Uni-CV consiga responder verdadeiramente as expectativas não só dos estudantes nacionais, mas também os estudantes oriundos de outros países.

Judite Nascimento avançou, neste sentido, que com a criação da Universidade Técnica do Atlântico (UTA), que levou à “retirada do património” de uma das unidades orgânicas da universidade, nomeadamente a Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar, está-se a trabalhar na criação de duas faculdades para serem instaladas ainda este ano.

“Esvaziando esta unidade orgânica, nós em contrapartida estamos a trabalhar dois projectos para não só compensar esta saída, mas também dar resposta ao nicho do mercado que pensamos que está descoberto no que diz respeito ao ensino superior. Estamos a criar uma faculdade de Ciências da Saúde, que terá sede na Cidade da Praia, e uma Faculdade de Administração, Comunicação e Cultura, em São Vicente”, adiantou.

Considerou, por outro lado, que o ano lectivo 2020/2021 representa a abertura de uma nova página na história da instituição, com a inauguração do novo campus do Palmarejo Grande, prevista para o primeiro trimestre de 2021.

Segundo a reitora, este “episódio significativo” ilustra os “grandes avanços e progressos” realizados pela Uni-CV desde o momento da sua criação, em 2006, para proporcionar aos jovens cabo-verdianos e ao País em geral uma instituição de ensino superior de alto nível, reconhecida nacional e internacionalmente.

O dia da Uni-CV foi formalmente instituído a 20 de Novembro de 2006, por meio do decreto-lei 53/2006.

As suas raízes, contudo, remontam a 1979 e a uma combinação de experiências formativas em áreas ligadas às Ciências da Educação, Engenharias e Administração e Gestão que viriam a federar-se na futura Uni-CV.

 

 

 

 

FONTE: INFORPRESS

Categoria:Noticias