Donald Trump rasga Acordo de Paris
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira a saída do país do Acordo de Paris, afirmando querer proteger o trabalho de milhões de americanos e dar primazia à produção de energia americana. O acordo alcançado na capital francesa em 2015 é considerado um compromisso histórico para reduzir a emissão de gases com efeitos de estufa e travar o aquecimento global.
Na comunicação ao país, Donald Trump explicou que, tal como prometido
durante a campanha eleitoral, continuaria a defender os empregos
norte-americanos e a honrar o lema “America first”, a América primeiro.
Sem deixar margem para dúvidas, o Presidente anunciou: “Os Estados
Unidos vão retirar-se do acordo climatérico de Paris”. Donald Trump
acabou com a dúvida que pairava há vários meses, confirmando as
suspeitas. Mas há novas perguntas que pedem agora respostas.
Qual é o processo para um país sair do Acordo?
O Acordo de Paris apresenta alguns parágrafos relacionados com a saída dos países que ratificaram o acordo. O artigo 28 do documento oficial explica que só após os primeiros três anos depois de o acordo entrar em vigor é que um país pode pedir a sua saída.
Para tal, é preciso entregar uma notificação por escrito ao responsável pelas negociações, que no caso, será o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
Quais as consequências para a diplomacia dos EUA?
Donald Trump anunciou a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris, cumprindo uma das maiores promessas da campanha eleitoral. O presidente dos Estados Unidos sempre se mostrou cético em relação às mudanças climáticas no globo, tendo as mesmo classificado de "embuste" criada pelos chineses para tirar competitividade à indústria norte-americana.
De acordo com vários especialistas, a saída dos EUA do compromisso climatérico é um erro. Primeiro, pelos problemas diplomáticos que pode causar à escala mundial e, em segundo, por dar à China a oportunidade de se tornar no país mais poderoso no que toca à criação e utilização de energias renováveis.
O que é o Acordo de Paris?
O Acordo de Paris é um compromisso histórico de 195 países cujo objetivo é conter o aquecimento global com a emissão de gases com efeitos de estufa na atmosfera.
Todos os países que fazem parte do acordo comprometeram-se a limitar a subida da temperatura média da Terra implementando tentativas de abandono dos combustíveis fósseis na sua totalidade ainda na segunda metade do século XXI.