Cabo Verde recebe mais 30 mil doses da Vacina de Portugal
Cabo Verde vai receber hoje de Portugal mais 30 mil doses da vacina Astrazeneca, naquela que é a 3ª doação de Portugal a Cabo Verde de vacinas contra a covid-19.
Em comunicado de imprensa enviada à inforpress, o Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa diz que esta doação decorre no seguimento do compromisso político de disponibilizar os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) as vacinas contra a covid-19 insere-se na segunda fase do plano de acção, no combate à pandemia, através do processo da vacinação, entre Portugal e os países parceiros.
A nota refere ainda, que para além das 30 mil doses de vacina da Astrazeneca estimada no valor de 53.700 euros, equivalente a 5.921 Escudos, também incluem 31.200 seringa e 30.000 agulhas, para acrescentar no processo de administração das vacinas.
O documento explica que ste apoio resulta do esforço conjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Embaixada de Portugal, na Cidade da Praia; do Ministério da Saúde, através da Direcção-Geral de Saúde e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED).
“Cabo Verde já tinha recebido de Portugal outras duas doações de vacinas contra covid19, nomeadamente 24 mil doses em maio de 2021 e mais 24 mil doses em julho de 2021. Com esta doação totaliza-se 78.000 doses de vacinas doadas pelo Governo Português ao Governo Cabo-Verdiano, desde o início da campanha de Vacinação”, lê-se.
A chegada das vacinas está prevista para as 00h:10 desta terça-feira, 30 de Novembro, no aeroporto Nelson Mandela, a bordo de um voo da TAP.
O acto de recepção desta 3ª doação contará com a presença do director do Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos do Ministério da Saúde de Cabo Verde, Bruno Santos, e do Encarregado da Secção Consular da Embaixada de Portugal, Francisco Pessanha de Menezes.
Cabo Verde registou nas últimas 24 horas cinco novos casos positivos, sendo quatro na Praia e um na ilha do Sal, num total de 344 resultados recebidos.
Com a actualização de hoje, o país passou a contabilizar 44 casos activos, 37.949 casos recuperados, 349 óbitos, 16 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total acumulado de 38367 casos positivos.
A nível mundial a covid-19 provocou pelo menos 5.197.718 mortos em todo o mundo, entre mais de 260,81 milhões infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.
A variante Ómicron foi recentemente detectada na África do Sul e, segundo a OMS, o “elevado número de mutações” pode implicar uma maior infecciosidade.
DG/JMV
Inforpress/Fim