Presidente da República considera “importantíssima” a realização da Conferência Económica Africana no País
O Presidente da República (PR), José Maria Neves, disse hoje, no Sal, que é “importantíssimo” Cabo Verde acolher a Conferência Económica Africana, sendo mais um contributo que o País dá à África e ao mundo.
José Maria Neves, que se encontra no Sal para presidir à sessão de abertura da Conferência Económica Africana, falava à imprensa, à margem de uma visita de cortesia que efectuou ao presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes.
“Um contributo mais que Cabo Verde dá à África, dá ao mundo para criarmos soluções inovadoras e continuarmos o processo de desenvolvimento, sobretudo a nível do continente africano temos de enfrentar vários desafios para que no horizonte 2030 consigamos atingir os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, reforçou.
Desta conferência o Chefe de Estado cabo-verdiano disse esperar que haja contribuições para se “dar um salto” em relação à solução de um conjunto de problemas.
“África está sob endividada, precisa de um volume avultadíssimo de recursos para fazer face aos desafios do presente. Estamos a falar na possibilidade da extensão da moratória da dívida para que o serviço da dívida possa ser canalizado para investimentos na educação, saúde e protecção social”, precisou.
“E estamos a falar na criação de condições para que o continente tenha acesso a recursos de modo a criar uma dinâmica de crescimento e de competitividade que lhe permita atingir os objectivos do desenvolvimento sustentável no horizonte 2030”, acentuou.
O PR concluiu, reiterando a aspiração desta conferência servir de contributo para que a África possa “dar o salto” no seu processo de enfrentamento desta crise e no processo de desenvolvimento futuro.
A Conferência Económica Africana, cuja edição decorrerá este ano, durante três dias no Sal, de 2 a 4, é a principal reunião económica anual organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Banco Africano de Desenvolvimento e a Comissão Económica das Nações Unidas para a África em parceria com o Governo de Cabo Verde.