Rosana Almeida condecorada pela Embaixada de Espanha em Cabo Verde
A jornalista e ex-presidente do Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Rosana Almeida, vai ser condecorada no final da tarde de hoje pela Embaixada do Reino da Espanha.
A condecoração contará com a presença da secretária de Estado para a Cooperação Internacional de Espanha, Pilar Cancela Rodríguez, e convidados ligados a instituições internacionais e personalidades nacionais.
De acordo com uma nota, a condenação de Rosana Almeida é o reconhecimento pelos resultados alcançados durante a sua liderança, durante os cinco anos, à frente do ICIEG.
A aprovação da Lei Paridade e seus impactos a nível de aumento do número de mulheres eleitas nas autárquicas e legislativas e medidas de políticas na área da violência baseada no género são “algumas marcas deixadas” pela jornalista Rosana Almeida no ICIEG
A nota adianta ainda que sob a liderança da Rosana Almeida à frente do ICIEG Cabo Verde foi eleito pelas Nações Unidas “país campeão” em Igualdade de Género em África, e o Banco Mundial avaliou o país na 4ª. posição no capítulo de legislação que promove os direitos da mulher.
A Cooperação Espanhola é apontada como um dos maiores parceiros do ICIEG, tendo durante os últimos cinco anos financiado vários projectos de luta contra VBG, participação política e empoderamento económico das mulheres.
A cerimónia está prevista para às 18:00 na residência da embaixadora da Espanha em Cabo Verde, na Cidade da Praia.
MJB/AA