Cabo Verde regista mais cinco mortes e 213 novos testados positivos
Segundo os dados do Ministério da Saúde, ontem tinha sido contabilizado cinco mortes e hoje igual número de óbitos. Isto eleva para 10 o número de vitimas mortais por covid-19 registado em dois dias seguidos em Cabo Verde - desde março de 2020 nunca o país chegou a essa cifra de mortes por dia.
Conforme o MS, os 213 novos testados positivos foram registados nos concelhos da Praia (84), São Vicente (64), Santa Catarina (14), Sal (13), São Filipe (nove), Porto Novo e Tarrafal de Santiago, (sete), Ribeira Grande, em Santo Antão e Ribeira Brava, cinco, e São Domingos, São Lourenço dos Órgãos, Mosteiros, Paul e Boa Vista com um cada.
Os 580 recuperados são, segundo a Inforpress, dos concelhos de São Vicente 278, do Sal 87, da Praia 52, de São Filipe 47, de Santa Catarina 31, da Ribeira Brava 19, da Ribeira Grande de Santo Antão e Porto Novo 17, de São Miguel nove, do Tarrafal de Santiago sete, do Paul cinco, dos Mosteiros e Maio quatro, de São Domingos, Santa Catarina do Fogo e Brava com um recuperado cada.
Com uma taxa de positividade nos 20.7 por cento, o país, de acordo com o boletim epidemiológico, passa a contabilizar 3.037 casos activos, 50.752 casos recuperados, 376 óbitos, 26 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total de 54.200 casos positivos acumulados.
No sentido de mitigar as consequências da pandemia em Cabo Verde, as autoridades sanitárias exortam às pessoas para que adiram à campanha de vacinação contra a covid-19, que está a decorrer em todo o país, para que todos possam estar mais protegidos o mais rápido possível.
Segundo ainda a Inforpress, o Ministério da Saúde reforça também o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias, para evitar a propagação da covid-19.