Delegação do MAA com “luz verde” para avançar com projectos de abastecimento de água aos criadores de gado
O delegado deste ministério, Joel Barros, segundo escreve Inforpress, assegurou que estão criadas as condições para implementar os projetos na Ribeira de Tortolho e na Ribeira Brava, que visa disponibilizar água aos criadores de gado, atenuando assim as dificuldades existentes neste aspecto.
Este responsável explicou à Inforpress que houve a necessidade de reprogramar os projetos já financiados para o município do Porto Novo, por causa da covid-19, mas que, quanto aos relativos ao abastecimento de água aos criadores na zona baixa, tudo está a postos para avançar.
Espera, por isso, para “breve” a concretização dos projetos, que consistem na melhoria das condições de abastecimento de água ao efetivo pecuário, com a instalação de uma estação de bombagem e construção de um reservatório de água na Ribeira Brava, bem como da ligação de água aos currais na Ribeira de Tortolho, cita Inforpress.
Em ambas as localidades já existem furos equipados com painéis solares no quadro dos planos de mitigação da seca e os projetos em vias de ser implementados visam facilitar o acesso dos criadores à água, minimizando os problemas existentes.
Também nas zonas altas, conforme a mesma fonte, mais concretamente no Planalto Norte, o problema de água aos criadores de gado pode “brevemente” ficar resolvido com a conclusão do projeto “Nó crê Água” (Queremos água, em português) para este planalto, já na fase de conclusão.