Cerca de 150 convidados esperados no Cabo Verde Investment Forum em Dubai
O evento, considerado pelo Cabo Verde TradInvest (CVT) uma “plataforma ideal” para a dinamização da economia cabo-verdiana, está enquadrado na representação nacional da feira mundial Expo Dubai 2020 e vai ser presidido pelo ministro, Ulisses Correia e Silva.
O Cabo Verde Investment Forum tem como objectivo partilhar estratégias de desenvolvimento e oportunidades de negócio, tendo em vista a mobilização de financiamentos para os projetos em curso.
À Inforpress, a administradora executiva da CVT, Ana Maia, adiantou que neste fórum vão ser apresentados três projetos públicos em agro-negócios, bem como sobre o parque tecnológico e a Zona Económica Especial Marítima de São Vicente.
Nesta edição, segundo a mesma fonte, foram selecionados projetos de outros sectores, em detrimento do turismo, como forma de impulsionar e dinamizar a economia, levando em conta as perspectivas pós-covid-19.
O CVIF – Expo Dubai faz parte de um conjunto de celebrações dedicadas ao dia de Cabo Verde na Expo 2020, que se comemora hoje, com um programa de encontros e contactos entre os promotores de projetos e instituições representadas no Médio Oriente.
Participam neste evento empresários e promotores de projetos, representantes do governo e das instituições públicas, representantes das Câmaras de Comércio, Turismo e Indústria cabo-verdianas e internacionais assim como, investidores, fundos e representantes seniores de parceiros financeiros e técnicos internacionais.
O fórum vai contar ainda com a apresentação pública da agenda económica do Governo, apresentação de projectos privados e públicos e encontros entre empresários e instituições públicas.
A delegação cabo-verdiana, chefiada pelo primeiro-ministro, é composta por membros do Governo, designadamente o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, o ministro da Cultura e ministro do Mar, Abraão Vicente, e a secretária de Estado do Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, bem como empresários e artistas, com o propósito de celebrar o Dia Nacional de Cabo Verde.
O Cabo Verde Investment Forum tem o financiamento do Banco Mundial e realiza-se com a parceria da Câmara de Turismo e das Câmaras de Comércio de Sotavento e Barlavento.
A Semana com Inforpress