Autarquia homenageia poeta Canabrava com atribuição de seu nome a uma das ruas do Bairro Novo

Esta homenagem a Pedro Alberto Andrade Vieira Canabrava, falecido há três anos, a 29 de Outubro de 2019, acontece no âmbito da celebração do Dia Mundial da Poesia, assinalado a 21 de Março.

A cerimónia de descerramento da placa toponímica Pedro Alberto Andrade Vieira – Pirex, deverá ter lugar na próxima segunda-feira, às 16:30, em Bairro-Novo, enquadrado no Dia Mundial da Poesia.

A concentração será em frente à residência da viúva, a enfermeira Josefa, no Bairro-Novo, constando do programa um momento cultural, com declamação de poesias, seguido de descerramento da placa toponímica, breves palavras de um membro da família do poeta homenageado, e discurso do presidente da câmara municipal, Júlio Lopes.

Pirex, faleceu na ilha do Sal, aos 62 anos, vítima de um enfarte.

A sua morte apanhou de surpresa os familiares, amigos e conhecidos, tanto no meio salense como além-fronteiras.

Tido como homem falador, de boa prosa, Canabrava, seu pseudónimo, deixa o mundo dos vivos, aos 62 anos.

Casado, pai de dois filhos, um rapaz e uma menina, já maiores, o escritor e poeta deixou seu registo na colectânea de contos e poesia intitulada “Aulil”, além de várias publicações em jornais e revistas, não deixando, entretanto, a obra publicada em livro.

Pirex era funcionário da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), e membro da Associação dos Escritores Cabo-verdianos (AEC). A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias