Governo avança com projecto para melhoria da eficiência energética nos serviços públicos

O Governo lançou hoje na Cidade da Praia o projecto de energia renovável e melhoria da eficiência energética nos serviços públicos, financiado pelo Banco Mundial no valor de 16,5 milhões de dólares.

Segundo o coordenador da Unidade de Gestão de Projecto Especiais (UGPE), Nuno Gomes, o mesmo visa o desenvolvimento da capacidade da produção de energia renovável e melhoria da eficiência energética nos serviços públicos, é financiado pelo Banco Mundial no valor de 16,5 milhões de dólares e prevê a instalação de quatro centrais fotovoltaicas no país.

“Vamos fazer a instalação de quatro centrais fotovoltaicas no país, em São Nicolau, Santo Antão, Maio e no Fogo. Vai contribuir para o aumento da taxa de penetração de energias renováveis aqui no País, cujo objectivo é atingir os 30% até 2030 e a partir de 2030, 50%”, frisou o coordenador da UGPE.

Conforme este responsável, actualmente a taxa de penetração da energia renovável no País é de cerca de 19% e a ambição deste projecto é contribuir para o objectivo do Governo, de acordo com o “masterplam do sector energético, que é de 30% daqui a 10 anos”.

O mesmo salientou que a escalada de preço está a subir intensamente, defendendo a necessidade de o País ser “mais célebre” no cumprimento dos seus objectivos, visando “ter uma certa independência energética” em relação aos combustíveis fósseis, aproveitando os recursos energéticos naturais existentes no País.

“Nesta fase já lançamos um concurso para a contratação de uma equipa de consultores que vai elaborar os projectos de detalhe das centrais e contamos lançar o concurso ainda este ano para a implementação deste projecto”, terminou o coordenador da UGPE, que está sob tutela do Ministério das Finanças e Fomento Empresarial (MFFE).

CC/GSF//HF

Inforpress/Fim

Categoria:Noticias