Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe visita ilha com foco no turismo - Ilha do Sal
A visita do chefe do Governo santomense a Cabo Verde, estendendo-se à ilha do Sal, vem na sequência da visita oficial do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, a São Tomé e Príncipe, em Setembro de 2021, e no quadro do reforço e aprofundamento dos laços históricos entre os povos dos dois países.
Segundo uma nota de imprensa, a visita oficial do chefe do Governo de Cabo Verde a São Tomé e Príncipe, constitui um dos “marcos indeléveis” na construção da anunciada “Parceria Estratégica” que ambos os Estados pretendem erigir.
“Assente num passado histórico comum e num diálogo político renovado de amizade, bem como numa parceria económica e empresarial mutuamente vantajosa”, salienta o documento.
Nesta medida, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe realiza esta visita oficial a Cabo Verde de 28 a 30, devendo chegar hoje à tarde ao Sal, depois de ter estado na Cidade da Praia.
Na ilha turística, Jorge Bom Jesus será recebido em visita de cortesia pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, terá um encontro com a Câmara de Turismo, visitará a Empresa Nacional de Aeroportos eSegurança Aérea (ASA), alguns empreendimentos turísticos em Santa Maria, bem como pontos turísticos, como Buracona e Salinas de Pedra de Lume.
Consta que as relações entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe datam do período colonial, com a vaga de emigrantes cabo-verdianos, que foram “contratados” para trabalhar na agricultura/ ex-empresas agrícolas naquele país do Equador.
Ao longo dos 45 anos de cooperação entre as duas nações, foram firmados alguns instrumentos jurídicos bilaterais e multilaterais, em sectores como formação na área de hotelaria e turismo, energias renováveis e eficiência energética; saúde, justiça, agricultura, pescas, entre outros.
O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, que se faz acompanhar da sua esposa, Clara Moreno Bom Jesus, lidera uma delegação, composta por vários governantes santomenses, nomeadamente a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Novas Tecnologias e Assuntos Parlamentares, a ministra da Educação e Ensino Superior, o secretário de Estado de Comércio e Indústria, e o secretário-geral da Segurança Interna.
A Semana com Inforpress