Depois de 303 infetados e uma morte ontem, Cabo Verde regista 225 novos casos positivos
De recordar que Cabo Verde registou, nesta quarta-feira,22, mais uma morte por covid-19, 23 dias depois do anterior óbito, e 303 novos casos, o maior número em mais de cinco meses, conforme a Lusa que citou os dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
Segundo o boletim diário sobre a evolução da doença no arquipélago reportado pela mesma fonte, o óbito foi registado na cidade da Praia, ilha de Santiago, que aconteceu depois do anterior, na mesma ilha, em 29 de maio. Com mais esta morte, Cabo Verde aumentou para 403 o total de óbitos por complicações associadas à covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2019.
Hoje, 23 de junho, Cabo Verde registou 225 casos positivos da covid-19. De aordo com o boletim epidemiológico citado pela Inforpress, os casos positivos reportados, resultados de 661 amostras, aconteceram na Praia (123), São Domingos (três), Santa Catarina (13), Maio (três), São Miguel (dois), São Salvador do Mundo (um), Santa Cruz (três) e Santa Catarina do Fogo (cinco) e Porto Novo (seis)
Os restantes casos ocorreram em São Filipe (14), Brava (nove) São Vicente (26), Ribeira Brava de São Nicolau (11), Tarrafal de São Nicolau (três), Sal (um), Mosteiros (um) e Brava (nove).
Por outro lado, o comunicado precisa que os recuperados são dos concelhos da Praia (100), Ribeira Grande de Santiago (três), São Domingos (11), Santa Catarina (11), São Salvador do Mundo (três), Tarrafal (dois), São Miguel (cinco), Santa Cruz (seis), São Filipe (10), Mosteiros (dois), Santa Catarina do Fogo (quatro), Brava (três), Ribeira Grande de Santo Antão (um) Paul (um) São Vicente (30), Ribeira Brava (14), Tarrafal de São Nicolau (três) e Maio (dois).
Com os dados hoje, o país passa a contabilizar 1.079 casos activos, 57.461 casos recuperados, 403 óbitos ( 43 óbitos por outras causas e nove transferidos), perfazendo um total de 58.995 casos positivos acumulados.
Conforme ainda a Inforpress, no sentido de mitigar as consequências da pandemia de covid-19 em Cabo Verde, o Ministério da Saúde apela às pessoas a aderirem à campanha de vacinação contra a covid-19 que está a decorrer em todo o país, para que todos possam estar mais protegidos o mais rápido possível.
As autoridades sanitárias reforçam que ainda que é recomendável o uso de máscaras faciais principalmente em qualquer espaço interior ou fechado, apesar de ser obrigatório apenas em estabelecimentos e infraestruturas de saúde, públicas e privadas, centros de dia e lares de idosos públicos ou privados, estabelecimentos prisionais e transportes colectivos de passageiros terrestres, aéreos e marítimos.
“A higienização das mãos para evitar a propagação da covid-19 continua a ser igualmente importante”, frisa o comunicado referido.
A covid-19 é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em vários países. Imagem: Arquivo do jornal/Inforpress