COMUNICADO - CV INTERILHAS

Na sequência da ocorrência com Navio Interilhas e de alguns dias de constrangimentos na atividade da empresa, causando atrasos e cancelamentos nas viagens – e resultando na insatisfação de alguns passageiros - a CV INTERILHAS, vem uma vez mais, apresentar formalmente as suas desculpas pelo sucedido, informando e esclarecendo sobre todas as medidas que estão a ser diligenciadas para suprir falhas e limitações que poderão continuar a ocorrer nos próximos dias. Assim, a CV INTERILHAS esclarece o seguinte: Sobre a avaria do Navio Interilhas, a mesma veio a verificar-se mais extensa, imobilizando o navio durante pelo menos 4 semanas. A atividade da CV Interilhas, viu-se efetivamente afetada por esta ocorrência na medida em que retirou ao sistema, cerca de 41,75% de capacidade de transporte de passageiros e 45,22% na capacidade de transporte de carga. Sobre a realocação dos passageiros com viagens compradas até final de Julho:

• todos os passageiros que viram as suas viagens afectadas, estão já identificados e estão a ser alocados de acordo com a capacidade disponivel dos navios. Temos neste momento os navios Liberdadi e Praia d’Aguada a assegurar as viagens nestas rotas (Sal, Santiago, São Nicolau e Boavista), tendo sido feita uma reprogramação das viagens para que sejam retirados os passageiros retidos no Sal e Boavista. Desta forma, a partir do dia de hoje, 20 de Julho, o navio Liberdadi irá assegurar duas viagens extra por semana Sal/S.Vicente – no período nocturno - e o Praia D’Aguada irá assegurar, também, uma viagem extra para Santiago/Sal/Boa Vista/ Sal, a fim de normalizar a situação. Quanto à linha de S.Vicente/Santo Antão, o Navio Chiquinho BL mantém-se operacional, decorrendo a atividade dentro da normalidade;

 • a realocação de passageiros (crianças), tem causado restrições adicionais, na medida em que não separamos as famílias e é necessário assegurar a capacidade de equipamentos de segurança a bordo. Na verdade já duplicámos a capacidade de coletes nos Navios Praia d’Aguada e Liberdadi;

• prevê-se que a situação fique normalizada até que os passageiros com viagens em atraso sejam escoados, o que se prevê que aconteça até final do mês de Julho. Todos os passageiros com viagens previstas para o mês de Agosto, viajarão normalmente. Estamos a envidar todos os esforços, na busca de soluções que sejam eficientes e ágeis e que permitam o escoamento de passageiros em atraso com a maior brevidade.

A CV Interilhas reitera ainda que todas estas medidas têm tido o acompanhamento da Comissão de Acompanhamento da Concessão, mantendo-se a empresa em permanente contacto com esta Comissão, dando nota dos acontecimentos e solicitando o seu apoio e cooperação. Sobre outras medidas a anunciar, a CV Interilhas informa que foi reforçado o acompanhamento e informação ao passageiro - telefonicamente e online – sendo disponibilizado uma nova linha de atendimento especifica para suprir as necessidades e reforçar a comunicação com os passageiros que neste momento se encontram em lista de espera para realocação de viagem. A Nova Linha de Apoio ao Cliente funciona das 8h às 22h, nos dias úteis, através do 350 03 32. Para além do contacto telefónico, todos os passageiros recebem a devida informação por SMS. No que respeita a alternativas de navios de backup temporário, a CV Interilhas reitera que de imediato consultou vários brokers para averiguar a possibilidade de afretamento de um navio alternativo,tendo-se verificado a indisponibilidade de navios, no mercado, com as características pretendidas e necessárias à operação, nomeadamente navios RO-PAX de características similares aos NM Dona Tututa ou Chiquinho BL, capazes de aportar a todos os portos nacionais e com possibilidade de manutenção na Cabnave. Por último, a notar que este tipo de soluções implicam investimento adicional que deve ser avaliado, com o objetivo principal de se conseguir, uma optimização na gestão da frota - quer do ponto de vista operacional, quer do ponto de vista de investimento - que consiga satisfazer as necessidades do mercado actual e a médio prazo. A CV INTERILHAS apresenta uma vez mais as suas desculpas por todos os constrangimentos causados aos cidadãos cabo-verdianos que de repente se viram impossibilitados de viajar na data prevista. Tem consciência do quanto afecta a sua rotina e vidas pessoal e profissional, mas está arduamente a trabalhar de forma a que conseguir normalizar a situação. Salienta que tem as suas equipas a trabalhar dia e noite desde o momento da ocorrência, incluindo tripulações – alertando, que também estas precisam de ser rendidas para descanso obrigatório, por forma a assegurar total segurança da operação - pelo que se apela também à boa compreensão de todos. Mais informa que atualizações sobre o estado das viagens, reprogramações ou informações adicionais serão disponibilizadas através dos canais de comunicação oficiais da empresa, nomeadamente website www.cvinterilhas.cv e página de Facebook.

Categoria:Noticias