Câmara do Porto Novo quer ver consagrada centenária tamarineira como património municipal

O presidente da autarquia, Aníbal Fonseca, aproveitou o acto de apresentação, segunda-feira, 01, do selo comemorativo do sexagésimo aniversário do concelho do Porto Novo para lançar este “desafio de consagração” do pé da tamarineira a património imaterial municipal neste ano de 2022.

Segundo a Inforpress, o selo comemorativo do sexagésimo aniversário deste município, da autoria do artista plástico Leão Lopes, traz, precisamente, a centenária tamarineira (tamarindus indica) que, no entender deste autarca, “simboliza a resistência” dos porto-novenses”.

O selo, que vem acompanhado do slogan “Porto Novo, um município com história e conquistas”, vai até Dezembro constar dos documentos oficiais do município, que está a assinalar os 60 anos da sua criação.

O autarca destacou “o simbolismo” que é o pé de tamarineira para Porto Novo, explicando que esta árvore, que fica no bairro de Lombo Branco, é “um exemplo que simboliza a resistência do povo do Porto Novo ao longo dos tempos”.

Conforme a mesma fonte, o concelho do Porto Novo, foi criado a 02 de Setembro de 1962, através do diploma legislativo ministerial, publicado no Boletim Oficial de Cabo Verde número 35, de 02 de Setembro daquele ano.

Neste diploma, o então ministro do Ultramar, Adriano Moreira, extinguia o posto administrativo do Porto Novo, que fazia parte do município do Paul, e criava o concelho da terceira classe do Porto Novo, integrando as freguesias de São João Baptista e do Santo André.

Categoria:Noticias