Relatório indica falha humana como causa do acidente entre as embarcações de pesca “PONTA DE PEÇA” e “DJESONE”

De acordo com o relatório Final do IPIAAM, o não estabelecimento dos faróis de navegação, o comando da manobra por parte de um tripulante sem nenhum tipo de formação em navegação e o não acompanhamento da situação da navegação por parte do Mestre da embarcação, com recurso aos panoramas RADAR e visual, foram fatores determinantes que contribuíram para o acidente.

Conforme a mesma entidade, do referido acidente resultaram consideráveis danos materiais e uma vítima mortal de um pescador que se econtrva a bordo da embarcação “DJESONE”. Por esse motivo classificou « como um acidente muito grave e, consequentemente, de investigação obrigatória por parte da autoridade de investigação nacional».

Na sequência, o IPIAAM emitiu recomendações de segurança às instituições com responsabilidades na matéria. Tudo com a finalidade de assegurar o cumprimento dos procedimentos, prevenir a ocorrência de acidentes no setor das pescas e em última instância, promover a segurança operacional, contando para o efeito com a participação e envolvimento de todos os stakeholders, indica a nota sobre as conclusões da investigação.

Categoria:Noticias