Consumidores aflitos por falta de pão e farinha no mercado
Na Capital, várias padarias estão sem pães desde sexta-feira, sobretudo carcaças que são mais consumidos pela população mais carente.
Diante de reclamações de consumidores, em Palmarejo uma das padarias colocou o aviso, informando que «não há pão» por falta da farinha de trigo no mercado.
Conforme a ronda do Asemanaonline, o cenário repete-se em várias outras unidades de panificação da Capital cabo-verdiana, Sal e outras ilhas.
Tudo indica que a rutura de stock na sequência da guerra da Ucrânia, que terá impedido a exportação da farinha para várias partes do mundo, terá estado na origem dessa situação no país.
Junto da direção da Moave, a unidade industrial responsável pela produção da farinha em Cabo Verde, foi em vão os contatos feitos para se apurar quando o produto chegará a Cabo Verde. É que, quer no Mindelo, quer na Praia, os responsáveis da empresa informaram este jornal que se encontravam em reuniões e que depois fariam chegar os esclarecimentos necessários aos consumidores.
Oxalá que a reposição do stock da farinha aconteça o mais rapidamente possível, já que a carência de pão afeta a maioria da população cabo-verdiana, com destaque para as famílias com fraco rendimento.
Atraso na chegada de navio
Entretanto, segundo declarou à Inforpress, a secretária executiva do Serviço Nacional da Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN), Rosa Semedo, Informa que realmente houve um atraso na vinda do barco que transporta farinha para Cabo Verde.
“Farinha, pelo que é do nosso conhecimento, teve um atraso do barco para Cabo Verde, mas está previsto a sua chegada amanhã, terça-feira, no porto de Mindelo”, assegurou, asseverando que dentro de dias o trigo estará no mercado para venda. (Atualizada às 13 horas)