Cabo Verde pede apoio do BAD para activar um sistema de transporte marítimo com África e CEDEAO

Segundo a Inforpress, o governante, que falava aos jornalistas após um primeiro encontro com o novo administrador do BAD para Cabo Verde, Désiré Guedon, disse que Cabo Verde é um país estável e seguro, que quer ser útil ao mundo, ao continente africano, e que está apostado no reforço da sua integração regional.

Entretanto, salientou que para que isso aconteça é preciso conectividade entre Cabo Verde e a sub-região, nomeadamente da conectividade marítima para intensificar as trocas comerciais.

Neste sentido, considerou que é fundamental que o corredor Praia/Dakar/Costa de Marfim, de que muito se tem falado, seja ocupado com um sistema de transportes regular, seguro e a um bom preço, por forma a que possa intensificar as trocas comerciais entre Cabo Verde e o continente e entre Cabo Verde e a sub-região da África ocidentes.

“Por isso, nós queremos contar com o apoio do BAD, seja no plano conceptual, seja no plano de financiamento, por forma a que possamos encontrar uma solução para a ligação marítima entre Cabo Verde e continente Africano, entre Cabo Verde a CEDEAO”, disse o governante.

Conforme ainda a Inforpress, Olavo Correia sublinhou que o Governo de Cabo Verde está motivado, engajado e com toda energia para trabalhar em conjunto para servir África, e para servir Cabo Verde.

O BAD é um importante parceiro do processo de desenvolvimento de Cabo Verde, com financiamento nos mais diversos sectores da agenda de desenvolvimento do país, nomeadamente nas áreas das infraestruturas, transportes, economia digital, economia azul, entre vários outros sectores chave da dinâmica nacional.

O novo administrador representante de Cabo Verde, Désiré Guedon, prometeu todo o seu esforço no sentido de ajudar Cabo Verde a conseguir financiamento para os projectos no quadro da estratégia de desenvolvimento do país.

Para além da questão da conectividade, transportes e integração regional, o Governo de Cabo Verde e o novo administrador do BAD falaram de projectos na área da economia digital e governação digital, e da agricultura e do agro-business, refere a fonte deste jornal.

Categoria:Noticias