Empresa Águas de Santo Antão lançada até Dezembro pelo primeiro-ministro

Segundo a Inforpress, a informação foi avançada pelo presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Aníbal Fonseca, que explicou que a empresa Águas de Santo Antão será “uma empresa de dimensão da ilha para prestar um melhor serviço” em termos de agua e saneamento às populações.

“Ainda este ano, com a visita do primeiro-ministro, que virá a Santo Antão entre Novembro e Dezembro, iremos criar a empresa intermunicipal de água e saneamento, uma empresa de dimensão da ilha para prestar melhor serviço às comunidades”, notou este autarca.

Conforme a mesma fonte, a entrada em funcionamento da empresa Águas de Santo Antão é vista com bons olhos pela Câmara Municipal do Porto Novo, segundo Aníbal Fonseca, já que vai permitir “estancar as dívidas” desta autarquia com a empresa Águas do Porto Novo (APN), resultantes do fornecimento de água.

As dívidas da edilidade porto-novense com a APN são “muito elevadas”, admitiu Aníbal Fonseca, sem precisar, contudo, o valor, mas disse acreditar que a criação da empresa Águas de Santo Antão vai permitir controlar o problema das dívidas com a Águas do Porto Novo.

Desde 2007, altura em que a APN passou a fornecer água dessalinizada à autarquia para distribuir às populações na cidade do Porto Novo, tem-se registado dívidas que ultrapassam os dois mil contos mensais, registando-se, nestes 15 anos, “uma dívida muito elevada”, segundo o edil, reconhecendo que “as dívidas existem e são muito elevadas”.

Em Dezembro de 2021, as dívidas estariam a volta dos 160 mil contos, segundo dados apurados nessa ocasião pela Inforpress.

Categoria:Noticias