Orçamento do Estado 2023 disponibiliza cerca de 600 mil contos para o sector do desporto

Governo dá um forte sinal ao desporto, que se aproxima dos 600 mil contos, que é muito dinheiro, para se investir no desporto” disse Lourenço Lopes no encerramento da palestra intitulada “Organização e mecanismos de financiamento do sector do desporto cabo-verdiano”, organizado pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).

Para o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, o desporto tem que ser uma prioridade num país como Cabo Verde mas ressalvou que o seu financiamento “‘vai para além do Estado”.

“O Estado cria um bom ambiente para se fazer o desporto mas caberá a cada um de nós, os município e as associações desportivas também fazerem as suas partes (…) por ser o desporto uma tarefa colectiva”, precisou.

Neste sentido, o governante apelou ao espírito de compromisso de diversos actores ligados ao mundo desportivo nomeadamente o Governo, as federações, as associações, as autarquias locais, dos clubes e do Comité Olímpico Cabo-verdiano.

“Estes tempos difíceis exigem de todos nós um espírito de generosidade, de cooperação e de compromisso porque ninguém consegue fazer nada sozinho”, notou Lourenço Lopes, frisando que o Governo não pode ser o protagonista.

Nesta dialéctica, apontou a comunicação social como o mediador nesta interligação entre o desporto e as pessoas, sendo por isso, conforme reiterou Lourenço Lopes, o forte investimento do Governo neste sector.

Por outro lado, o governante informou que no quadro do contrato de prestação de serviço público, a ser assinado entre o Estado e a RTC, o desporto vai ser um dos “itens” fundamentais.

Este encontro foi organizado pelo IDJ, no âmbito das comemorações do Dia do Desporto Cabo-verdiano, que se celebra em 13 de Novembro.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias