Navio de cruzeiro World Voyag faz a segunda escala no porto do Porto Novo em Novembro

Segundo a Inforpress, World Voyag, de nacionalidade portuguesa, desde a abertura da temporada de cruzeiros, em Outubro, já efectuou três escalas na ilha de Santo Antão.

Ao longo deste mês de Novembro, o porto do Porto Novo já recebeu seis escalas de navio de cruzeiros, estando prevista para esta segunda-feira, 28, a chegada do navio MS Hamburg.

Em Dezembro, está prevista a chegada de mais seis navios de cruzeiros no porto do Porto Novo, refere a Inforpress.

Entretanto, segundo o site Volta ao Mundo, Cabo Verde deverá receber cerca de 113 escalas de navios cruzeiros, nos portos nacionais, em 2022, contra 30 registadas em 2021.

Esta cifra é quase quatro vezes mais face aos números de 2021 e próximo do melhor registo de sempre do sector, no país.

Segundo o site Volta ao Mundo, que cita dados da programação disponibilizada pela da Enapor, entre as escalas previstas constam navios como o “Vasco da Gama”, o “World Navigator” ou o “World Explorer”, entre outros.

Se estas escalas concretizarem, o pais vai estar perante uma forte recuperação do sector face ao cenário de 2021, ano em que oito portos movimentaram 11 mil turistas, em navios de cruzeiro.

Conforme a mesma fonte, Porto Grande do Mindelo absorveu cerca de metade do movimento de navios de cruzeiro e seus respectivos turistas em 2021.

Lembra que a pandemia reduziu o movimento em 41% face a 2020, acumulando a segunda forte quebra anual consecutiva.

De acordo com o relatório de tráfego anual elaborado pela Enapor, foram movimentados 30 navios de cruzeiro em escalas no país em 2021, menos 11 face a 2020.

De recordar que em 2019, no ano de maior movimento na procura turística por Cabo Verde, e antes dos efeitos da pandemia de covid-19, os portos cabo-verdianos receberam 149 movimentos de navios de cruzeiro e 48.500 turistas.

Categoria:Noticias