Cabo Verde e País Basco abrem “excelentes” perspectivas de cooperação no domínio do turismo e outras áreas

Em jeito de balanço, um comunicado do Ministério do Turismo e Transportes informou que Carlos Santos esteve acompanhado da sua visita, nos dias 21 e 22 do corrente, pelo embaixador de Cabo Verde em Espanha, Manuel Ney Cardoso, e do cônsul honorário de Cabo Verde em Bilbau, Gonzalo Alvarez Urquijo.

Das reuniões e encontros que manteve com as autoridades locais, destacam-se, segundo a mesma fonte, os encontros com o presidente do Governo Basco, e a sua secretaria General de Acção Externa, com o presidente do município de Bilbau, e sua vereadora pela área de cooperação, para além de manter contactos com a direcção da Câmara do Comércio e com alguns empresários com interesse em investir em Cabo Verde.

“Especialmente com o presidente do Governo e com o presidente da câmara municipal daquela cidade desenham-se muito boas perspectivas de cooperação, particularmente nas áreas da sustentabilidade turística (ambiental, económica e social)”, indicou.

Realçou, particularmente, a forma prática como o presidente da Câmara Municipal de Bilbau demonstrou a vontade de ver avançar a cooperação com Cabo Verde, bem como a disponibilidade e abertura total do presidente do Governo.

“Entre as regiões autónomas de Espanha, o País Basco goza de especial autonomia, nomeadamente em matéria fiscal e financeira, o que lhe permite condições e meios assinaláveis para a cooperação com este arquipélago”, lê-se no comunicado.

Assegurou que no seguimento da visita, estão já sendo delineadas, para os próximos dias, démarches entre o Ministério do Turismo e Transportes e alguns dos seus parceiros mais directos a nível central e municipal e as instituições públicas e privadas do País Basco.

Isto, com vista a concretizar algumas oportunidades de cooperação “muito concretas e já identificadas a que convém desenhar e dar a forma de execução, o quanto antes”.

O País Basco ou a Comunidade Autónoma do País Basco está localizado no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França, cortado pela cadeia montanhosa dos Pirenéus e banhada pelo Golfo da Biscaia.

Inclui três províncias bascas e tem Vitória-Gasteiz por “capital” sendo Bilbau a maior cidade do País Basco com pouco menos de 350 mil habitantes. A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias