Indicadores do Recenseamento Geral apontam para aumento da população

A apresentação dos principais indicadores do Concelho, ou “Sal em números”, conforme designação do Instituto Nacional das Estatísticas (INE), foi feita pela representante do Gabinete do Censo da Unidade de Meteorologia, Ana Gomes.

Na sua síntese das estatísticas, relativamente ao município, observadas no Censo 2021, Ana Gomes falou dos números dos edifícios e alojamentos, caracterização dos agregados familiares, da população residente, emigrante, emigrada, e desempregada no Sal, também da cifra e condição de vida das crianças, jovens e idosos, entre outros aspectos relevantes.

Para se ter uma ideia, o “Sal em números” contabilizou em 2021, por exemplo, 7.286 edifícios, 16. 918 alojamentos, 11. 309 agregados familiares, destacando-se o registo de 33.615 indivíduos residentes na ilha turística.

Ao apresentar os dados do Sal, em várias dimensões, ou unidades estatísticas, Ana Gomes disse que se observou um aumento em relação ao Censo 2010, referindo que se em Cabo Verde a população diminuiu, no Sal aumentou com uma taxa de crescimento médio anual de 2,5 por cento (%).

Ao usar da palavra, o presidente do INE, João de Pina Cardoso, presente no acto, realçando a importância do recenseamento, compreende que os resultados desta operação RGPH-2021 “permitem facilitar” o diálogo entre as autoridades a nível central e local, assim como entre o Governo e os parceiros de desenvolvimento.

“Sobretudo na formulação, seguimento e avaliação de políticas e estratégias públicas, mormente o PEDS II. Também faculta, entre outros, indicadores para os compromissos internacionais nomeadamente as Agendas, a Mundial 2030 (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Africana 2063”, clarificou.

O autarca Júlio Lopes, por sua vez, destacou alguns tópicos, “mais importantes”, referentes ao recenseamento na ilha do Sal, considerando que o Censo 2021, é o instrumento que vai permitir analisar os diversos tópicos referentes à estrutura da população de Cabo Verde, e do Sal em particular, entre outros capítulos, permitindo o desenvolvimento de melhores políticas públicas.

“A previsão anterior, era que em 2030 o Sal ia ter 50 mil habitantes, se daqui a dez anos vamos ter 50 mil habitantes, é de agora que vamos começar a trabalhar, planificar, para não haver problemas nem dramas sociais (…). Esses dados do INE vão-nos permitir organizar, e tomar medidas acertadas”, enfatizou o autarca.

Conforme nota explicativa, o V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), foi efectuado de 16 a 30 de Junho de 2021, seguindo directrizes nacionais e as recomendações das Nações Unidas em matéria de realização dos Recenseamentos de População de dez em dez anos, constituindo-se, assim, a “maior operação estatística” realizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2021.

Censo, ou recenseamento, é um conjunto de operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, económicos e sociais relativos a um determinado momento ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias