São Domingos: Lançada primeira pedra para reabilitação do troço de estrada de acesso a Pedra Galinha

Esta obra é financiada pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério Turismo e Transportes e Ministério de Agricultura e Ambiente, no âmbito do projecto “Valorização Turística e Ambiental das Aldeias Rurais”.

O programa tem como objectivo principal a requalificação e infra-estruturação das aldeias, de Rui Vaz e arredores, o embelezamento paisagístico, a requalificação de moradias, o abastecimento de água, a electrificação e saneamento, e também apoiar na área de agricultura e a criação de gado.

Além disso, este projecto tem como “papel fundamental” o fomento de actividades geradoras de rendimento, desenvolvimento das capacidades técnicas e empreendedoras locais, infraestrutura colectivas e a capacitação para o sector do turismo e acções de sensibilização ambiental.

Para o presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, a requalificação destas localidades vai trazer um “impacto enorme” na vida das pessoas dessas zonas, a nível económico, ambiental, e social, apontando a sua “maior preocupação”, a integração dessas três dimensões ao desenvolvimento.

O edil de São Domingos prometeu trabalhar para dar continuidade junto das associações de preservar as espécies endémicas e reforçar também a criação de mais plantas e fruteiras para as pequenas indústrias contempladas.

Isso é um empoderamento económico e social, para as famílias para que quando as pessoas visitem a comunidade de Rui Vaz possam apreciar os produtos Made in Rui Vaz, tanto a nível da agricultura, pecuária e artesanato”, salientou.

Esta primeira fase será iniciada com a componente 1, que é a requalificação da via de acesso, onde serão contempladas limpeza e remoção e movimentação de terras, correção da alvenaria de pedra argamassada e o pavimento. A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias