Cabo-verdiano Yuran Henrique apresenta exposição “Small Island Landscapes” em Lisboa

Africa no Filter 2022” é dedicada a jovens artistas emergentes e as peças, de acordo com o CCCV, que também acolhe a exposição, foram desenvolvidas a partir da natureza de fenómenos originados colectivamente através da pintura de peças têxteis e da pesquisa realizada sobre os espaços de convívio.

A pesquisa também esteve focada no “estudo profundo” sobre um tipo de iconografia popular que “só́ pode se desenvolver por meio de processos complexos do crescimento social”.

De acordo com a mesma fonte, “foram reproduzidas representações de um diálogo plural e agitado, cujos entendimentos estão sempre em transformação, percorrendo múltiplos fluxos de consciência, criando fábulas provincianas na tensão entre a liberdade de escolha aleatória e a precisão de uma meticulosa composição”.

Na exposição, conforme o CCCV, vão estar patentes “narrativas que questionam formas hegemónicas de conhecimento”, cânones universais com “banalidades quotidianas” e símbolos universais com temas regionais.

Yuram Henrique, que nasceu em São Vicente, em 1993, já realizou várias exposições entre a Cidade da Praia, Mindelo e Canárias, onde em 2018 participou numa residência artística no Centro Atlántico de Arte Moderno (CAAM), no Cabildo das Canárias, Espanha, resultando em 11 novas telas reunidas na exposição “Calendários”.

Antes, em 2017, participou na Bienal de Cerveira, em Portugal, para jovens criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e este ano já participou no programa da escola de arte Ásíkó, em Lagos, Nigéria, um programa dedicado a artistas e curadores e também ganhou o prémio “Africa No Filter 2022 Emerging Artists Fellows”.

Em Novembro, as suas estampas surgiram na passerelle da SPFW – São Paulo Fashion Week, onde duas modelos desfilaram com vestidos da coleção da estilista cabo-verdiana Ângela Brito.

A abertura da exposição “Small Island Landscapes” ao público acontece às 18:30 (17:30 em Cabo Verde). A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias