São Vicente: Mentor do projecto Todo Mundo Canta Internacional diz que evento “veio para ficar”

Tratou-se, conforme explicou, em conferência de imprensa hoje, no Mindelo, de uma tournée que envolveu três países europeus, Países Baixos, Luxemburgo e Portugal, sendo o TMCI parte do protocolo de prémios aos primeiros classificados das fases nacionais no País e na Diáspora.

“Vamos andar atrás do financiamento, mas posso avançar que as duas próximas edições estão asseguradas e serão sediadas nos Países Baixos”, declarou Eurico Évora, que se mostrou satisfeito com o evento que, na Europa, funcionou como um “reencontro dos cabo-verdianos” residentes em dez países europeus.

No total, a edição 2022 produziu três concertos na Europa, no mês de Novembro, o primeiro em Luxemburgo, com Nando da Cruz como convidado, o segundo nos Países Baixos, sendo Ceuzany a convidada, e o terceiro espetáculo realizou-se em Portugal, com Dany Silva, como convidado.

“Para além da forma como as comunidades cabo-verdianas abraçaram o projecto, já que muitos cabo-verdianos viajaram de outros países para acompanhar o show em Roterdão, destaco a manifestação de interesse da Câmara Municipal de Roterdão no evento”, declarou Eurico Monteiro.

A primeira edição do TMCI teve como vencedora Miriam Monteiro, da Diáspora, na Inglaterra, e a ideia de realizar uma feira cultural e recreativa, paralelemente ao concurso de vozes, é para manter, pois, segundo Eurico Évora, a mesma funciona como uma reunião de cabo-verdianos de diversos países da Europa.

“Estou muito satisfeito com a realização desta primeira edição, pois o seu sucesso dá-me garantias de que o TMCI veio para ficar”, declarou Évora, que anunciou a edição 2023 para o mês de Maio, nos Países Baixos.

Por outro lado, a mesma fonte informou que a final nacional do Todo Mundo Canta (TMC), que vai reunir os vencedores das fases regionais das diversas ilhas do arquipélago, realiza-se no próximo ano na ilha do Fogo, mais precisamente no dia 04 de Março, e foi enquadrado nas celebrações do centenário do Município de São Filipe.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias