Cabo Verde melhora dados sobre prevalência de parasitoses intestinais e distúrbios devido à carência em iodo

O inquérito, que marca uma nova etapa na actualização dos dados, analisou 3.332 amostras de crianças dos 4 aos 12 anos dos jardins infantis e do Ensino Básico Obrigatório do País, segundo a nutricionista e ponto focal da saúde escolar do Ministério da Saúde, Dulcineia Trigueiros, revelou diminuição em prevalência de helmintos transmitidos pelo solo de 21 por cento (%) para 8,3%, de parasitose intestinal de 78,3% para 41,3 e de protozoários à volta de 36,1%.

A nível urbano, indica a mesma fonte, a prevalência de parasitose intestinal é de 34,8%, em protozoários de 28,6% e de helmintos transmitidos pelo solo de 9,0%, enquanto que a nível rural os dados indicam a prevalência de parasitose intestinal em 50,6%, em protozoários de 47% e de helmintos transmitidos pelo solo de 7,4%.

O inquérito, de âmbito nacional, revela ainda uma prevalência a nível do bócio em 0,9%, sendo que no sexo masculino a percentagem é de 0,8% e no feminino de 1,0%, e indica que a ilha com maior número de Ascaris Lumbricoides é a Boa Vista com 33% e Cabo Verde com 58%.

“Todos as ilhas têm alguma prevalência de parasitoses, mas isso não chega a uma prevalência em que precisamos fazer campanhas de desparasitação, mas sim programas de sensibilização para a educação para saúde e saneamento básico”, disse.

O inquérito indica também, que a prevalência do bócio no sexo masculino é menos acentuada, 0,8% do que no feminino que é de 1,0%.

Face aos dados, as recomendações dos especialistas vão no sentido de se reforçar, constantemente, as condições de higiene e saneamento nas famílias e nos estabelecimentos de ensino, reforçar e melhorar as práticas de higiene nos estabelecimentos de ensino com lavagem das mãos antes das refeições e após fazerem as necessidades.

A advertência vai ainda no sentido de se reforçar ou adequar a forma de tratamento da água de consumo nos estabelecimentos de ensino, bem como a elaboração de um plano de acção tendo em vista a manutenção dos ganhos alcançados e a criação de um banco de dados para registo de resultados dos procedimentos de monitoramento que incluem domicílios com disponibilidade de sal iodado e iodo urinário.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias