Cabo Verde vice-campeã d’África em andebol e campeão mundial de fisiculturismo

O ano desportivo fica registado pela proeza do fisiculturismo internacional caboverdiano Evelino Rodrigues ao tornar-se campeão mundial da International Federation of Bodybuilding & Fitness (IFBB) e campeão absoluto na categoria Master Men’s Physique.

No andebol, a seleção caboverdiana foi vice-campeã da África no Campeonato Africano das Nações realizado no Egipto, posição que permitiu aos “Tubarões Azuis” apurar-se automaticamente para o Campeonato do Mundo de 2023.

No kitesurf, a praia de Ponta Preta, em Santa Maria, na ilha do Sal, foi uma vez mais, palco de abertura do circuito Mundial de Kitesurf, prova que fez competir em Cabo Verde os melhores praticantes da modalidade do planeta.

No desporto paralímpico, a atleta de baixa visão Heidilene Oliveira conquistou ouro nos 400 metros da World Para Athletics Grand Prix Series’2022 na Tunísia, onde Cabo Verde conquistou quatro medalhas, dos quais uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

No futebol, a Académica do Mindelo sagrou-se campeã de Cabo Verde, ao passo que o Clube Desportivo dos Travadores, venceu a “Taça de Cabo Verde” e a “Supertaça de Cabo Verde”.

Em feminino, a equipa do Llana da ilha do Sal, ganhou o campeonato de Cabo Verde.

Já a seleção nacional masculina ficou pelos oitavos-de-final da 33ª edição do Campeonato Africano das Nações, CAN’2021, realizado, nos Camarões, onde Cabo Verde passou a segunda fase, mas caiu aos pés do Senegal (derrota 0-2).

O ano ficou marcado pela interdição dos estádios de Cabo Verde pela CAF, o que obrigou com que a seleção principal disputasse os jogos de qualificação fora de portas, nos Marrocos.

A selecção caboverdiana masculina de basquetebol qualificou-se, em Junho, para a segunda ronda de qualificação para o Mundial 2023, a ser disputada em Japão, Filipinas e Indonésia.

A Associação Desportiva do Prédio sagrou-se campeã de Cabo Verde em basquetebol sénior masculina.

No andebol, o Atlético do Mindelo sagrou-se bicampeão nacional de sénior feminino e a equipa masculina do ASA Stars, fez história ao conquistar o Campeonato de Cabo Verde, logo no seu primeiro ano de oficialização.

A seleção de boxe conquistou quatro medalhas de ouro, uma prata e duas bronze no Campeonato da Zona II d’África, disputada em Freetown (Serra Leoa).

No Atletismo, o internacional caboverdiano Samuel Freire bateu o recorde de Cabo Verde da meia-maratona, ao estabelecer um novo recorde na Meia Maratona de Moita (Portugal) com o tempo de 1.04.59, superando a marca de Ruben Sança.

A segunda edição do Cabo Verde Trails Séries’2022 fez chegar ao país a atleta norte-americana Courtney Dauwalter, nº 1 do ranking internacional de Trail Run, profissional da equipa oficial da Salomon para participar, no âmbito do @Salomon Trail Camp e do Fogo Vulcan Trail 2022.

Nas Artes Marciais a Escola de Emanuel Bettencourt, sediada na Alemanha, foi vice-campeã do Campeonato do Mundo de Artes Marciais realizado em Portugal.

No Judo, Djamila Correia e Carolina Francês representaram o país na 61ª edição do Campeonato Mundial em Tashkent, (Uzbekistan).

No xadrez, modalidade que esteve fértil em competições regionais, nacionais e internacionais, o país esteve representado nas Olimpíadas da Índia e o Mestre Mariano Ortega dignificou Cabo Verde no Campeonato Africano na Nigéria.

De salientar que o IDJ arrancou em Fevereiro com o I Censo do Desporto de Cabo Verde em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias