Aterro melhorado inaugurado até finais de Janeiro/princípios de Fevereiro – associação dos municípios
A informação foi avançada à Inforpress pelo presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, António Aleixo, que explicou que esta associação vai pedir ao Ministério do Ambiente para proceder agora à avaliação do projecto, seguindo-se depois a inauguração ainda em Janeiro ou no arranque do próximo mês.
O aterro melhorado, construído nas proximidades da Ribeira Brava, na fronteira entre os municípios do Porto Novo e Paul, representa um investimento de 18 mil contos, financiado pelo Governo e foi concebido para servir os três municípios de Santo Antão, onde, por ano, são produzidas mais de quatro mil toneladas de lixo.
A construção do aterro melhorado, que se insere no quadro do plano operacional de gestão dos resíduos para Santo Antão, consiste na construção de um trilho de 650 metros e um espaço onde passará a ser depositado todo o lixo produzido nos três concelhos desta ilha.
A infra-estrutura contempla ainda a construção de um muro para impedir que o lixo depositado seja arrastado para o mar e uma vedação com 800 metros de comprimento para impedir que animais entrem no espaço.
O aterro melhorado de Santo Antão substitui a lixeira intermunicipal desta ilha que fica, também, nas imediações da Ribeira Brava, que será transformada numa zona florestal, depois que os municípios removerem todo o lixo depositado neste espaço ao longo dos anos.
A Associação dos Guias do Turismo de Santo Antão tem estado a alertar para a necessidade de se fechar a lixeira intermunicipal, que, segundo esta associação, representa “uma desmoralização para o turismo” nesta ilha.
A Semana com Inforpress