PR encontra com altas entidades internacionais em São Vicente
Segundo um comuncado remetido ao Asemananaonline, Chefe de Estado de Cabo Verde vai receber no Palacio do Povo o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres. Será «uma importante oportunidade de reforço dos laços de cooperação do país com a ONU e os países membros».
José Maria Neves deve também receber o Primeiro Ministro de Portugal, António Costa. Prtende que seja um encontro exemplar, constitiuindo « momento de aproximação e reforço dos históricos laços de amizade e cooperação entre os dois países», tanto no quadro bilateral como mutilateral, a nível da Comuncidade dos Paies da Lingua Portuguesa - CPLP.
O embaixador da Irlanda (Halph Victory) e o ex-Presidente da República de Seychelles serão, igualmente, recebidos, na caide do Mindelo, pelo Presidente da República, bem como o ministro da Cultura e Indústrias Criativas e ministro do Mar. Abraao Vicente.
PR recebe delegação universitária espanhola na Praia
Mas a agende do PR não fica por aí. José Maria Neves recebe, esta segunda-feira, 23, na Praia, depois de regresso de São Vicente, uma delegação do Centro de Extensión Universitaria e Divulgación Ambiental de Galicia (CEIDA), Espanha.
Conforme uma nota enviada a este diário digital, será uma oportunidade para
a missão abordar com o Chefe de Estado possibilidades e formas de cooperar com Cabo Verde, sobretudo no que tange às questões ambientais e em iniciativas que promovam as boas práticas em matéria de conservação e promoção ambiental, que foi uma das “grandes bandeiras” assumidas pelo Presidente da República durante a capanha eleitoral.
A delegação encontra-se em Cabo Verde para um intercâmbio com o Instituto Pedro Pires (IPP), no quadro de um protocolo de cooperação entre as duas instituições, assinado em abril de 2022, nas áreas de formação e ensino e investigação em cultura.
“Através deste protocolo, o IPP pôde participar, recentemente, nas jornadas internacionais de reservas da Biosfera, ocorridas na Galícia ”, diz o documento.
Durante esta temporada em Cabo Verde (20 de janeiro a 03 de fevereiro), os responsáveis do CEIDA manterão contatos com as Câmaras de São Filipe e do Maio, para inteirar-se dos trabalhos que vêm realizando no quadro da sua classificação recente como reservas da Biosfera, título concedido pela Unesco.