Primeiro-ministro enaltece a importância da Fundação Menos Álcool Mais Vida

Ulisses Correia e Silva considerou que a Fundação vai dar continuidade ao “grande trabalho que tinha sido implementado”, no quadro da criação de condições da prevenção ao consumo “desregrado e excessivo do álcool”, dado as consequências, “custos elevados ligados a um conjunto de crimes associados”.

Esperamos que este trabalho continue cada vez com maior força e que a Fundação, neste novo figurino, continue a fazer um grande trabalho”, realçou o Chefe do Governo, sublinhando que o Executivo tem todo o interesse a trabalhar com ONG, associações que operem na área da prevenção e recuperação, para a ressocialização dos toxicodependentes.

Constituída em Setembro de 2022 para dar continuidade à Campanha Menos Álcool Mais Vida, esta fundação, segundo o seu presidente do conselho de administração, Manuel Faustino, persegue os mesmos objectivos desta campanha, em última instância a prevenção do uso imoderado de bebidas alcoólicas.

Lançada em 2016 pelo então Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, no quadro da sua “Magistratura de Influência”, foi idealizada para contribuir para a prevenção do uso excessivo de bebidas alcoólicas, tendo formulado o desejo que a problemática do uso de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoactivas se conceda a mesma centralidade atribuída aos importantes desafios do país.

A usufruir desde o início com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de várias entidades públicas, privadas, confissões religiosas, organizações da sociedade civil e cidadãos comuns, a campanha, de acordo com os promotores, ajudou a mudar mentalidades e políticas acerca do consumo de bebidas alcoólicas em Cabo Verde.

Entre os seus feitos destacam-se a participação activa no processo que resultou na aprovação, implementação e divulgação da nova lei do álcool e a instituição do 1 de julho como Dia Nacional de Luta Contra o Uso Abusivo de Bebidas Alcoólicas.

Findo o mandato do antigo Presidente Jorge Carlos Fonseca, no ano passado, os mentores e vários activistas decidiram transformar a campanha em “Fundação Menos Álcool, Mais Vida”. A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias