Cabo Verde abre concurso para apoiar financeiramente projetos de artistas

De acordo com informação do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o edital para este concurso foi aberto hoje, para o ano económico de 2023, através da Direção-Geral das Artes e das Indústrias Criativas, e encerra em 14 de março.

Prevê um apoio de até 100 mil escudos (900 euros) por cada projeto selecionado no concurso, em trabalhos em Artes Plásticas e Fotografia, Artesanato, Dança, Design e Moda, Música e Teatro, visando “incentivar e financiar projetos culturais vindos da sociedade civil artística e criadora residente em Cabo Verde”, justifica aquele ministério.

Envolve igualmente “parcerias institucionais” com criadores nacionais, nomeadamente através da disponibilização gratuita de espaços culturais sob a tutela do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Os trabalhos a selecionar destinam-se a ser “realizados no território nacional, com o objetivo de fomentar as artes e as indústrias criativas”, estabelece ainda o Edital do concurso hoje aberto.

“No caso dos/as candidatos/as com uma outra nacionalidade, estes/as devem possuir residência permanente numa das ilhas de Cabo Verde e demonstrar um percurso ativo, por mais de dois anos, na cena artística / criativa nacional”, acrescenta.

Trata-se do primeiro edital do género lançado este ano pelo Governo cabo-verdiano e na avaliação das propostas serão considerados critérios como a “qualidade artística do projeto”, a envolvência de outros profissionais que atuam nestes setores ou a “viabilidade da proposta artística” para ser implementada em 2023.

A Semana com Lusa

Categoria:Noticias