Alunos da Uni-CV pela primeira vez em Erasmus na República Checa destacam importância do programa
Encontram-se na República Checa seis alunos da Uni-CV seleccionados no âmbito do programa Erasmus+. É a primeira vez que alunos da instituição participam neste programa de mobilidade na República Checa, estando alocados à Universidade Palacky de Olomouc. Durante cinco meses vão ter a oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos e experiências de vida. Os jovens mostram-se motivados.
O programa Erasmus+ é uma iniciativa que apoia as actividades europeias das instituições de ensino superior, promovendo a mobilidade e o intercâmbio de estudantes, professores e funcionários.
Ao todo, na Uni-CV foram selecionados seis estudantes, na maioria mulheres: Fredwilson Costa, Isana Ramos, Bruna Varela, Samuel Dias, Kelly Morais, Dulce Bettencourt, sendo três do Pólo I – Praia – e três do Polo II – São Vicente.
A experiência, garantem os jovens dos diferentes cursos, está a ser enriquecedora. “Conheci alunos de vários países, e tem sido uma troca de experiência muito interessante”, conta Kelly Morais, aluna do curso de Estudos Cabo-Verdianos, ao site da Uni-CV. A mesma explica que tem sido um “desafio” sair da sua “zona de conforto”.
O frio, entre os desafios a ultrapassar
Mas, há vários outros desafios a ultrapassar, quando se está longe, num país estranho, por assim dizer, como adaptação da língua, e o clima.
“O frio que se faz aqui é desafiador para nós que somos de um país quente como Cabo Verde, mas a hospitalidade vale muito a pena”, garante Fredwilson Costa. Contudo, o foco, afirma, é “estudar e representar o país da melhor forma”.
Já Isana Ramos, aluna de Estudos Ingleses, deixa transparecer que está a viver uma boa experiência de vida, para o seu futuro. “Acredito que esta aventura será um grande aprendizado para a minha vida académica e pessoal. Tudo aqui é diferente e inspirador”, disse.