Biosfera retoma programa “São Vicente d´costa limpe” na Praia do Lixo

Conforme informações da coordenadora do Departamento de Poluição Marinha, Leila Teixeira, a associação retoma a limpeza das praias como forma de envolver a população nas campanhas, consciencialização sobre a dimensão do problema do lixo e ainda para permitir que na época de desova as tartarugas consigam fazer os seus ninhos e as crias retornarem ao mar.

Estes, segundo a mesma fonte, são os principais objectivos do programa “São Vicente d´costa limpe” (São Vicente de costa limpa, em português), implementado desde 2019, e que, agora em 2023, escolhe como primeira das praias a ser contempladas, a Praia do Lixo, situada na extensão balnear entre Praia Grande e Norte de Baía.

Aliás, ajuntou, uma das zonas marítimas onde se acumula uma grande quantidade de lixo, principalmente vindo na correnteza.

“Há três meses que fizemos a última limpeza nessa zona e por isso já deve estar com muito lixo acumulado, e vamos tentar diminuir a quantidade porque é quase impossível tirar tudo”, explicou Leila Teixeira, lembrando que a referida extensão balnear é “muito longa” dificultando a sua limpeza.

Mesmo assim, a equipa da Biosfera Cabo Verde, acompanhada de 25 voluntários, vai estar no sábado, 25, na Praia do Lixo, que, assegurou a responsável, faz jus ao nome e sempre tem resíduos acumulados vindos do mar e também de desleixo humano, este último mais constatado no período do Verão.

As campanhas de limpeza do “São Vicente d´costa limpe” acontecem no último sábado de cada mês e nas edições de 2022, nove no total, a associação ambiental conseguiu retirar 3,4 toneladas de lixo com o envolvimento de 400 voluntários, segundo Leila Teixeira.

Conforme a mesma fonte, as campanhas têm contado com voluntariado de várias entidades e até de turistas que procuram a ilha para passar as férias e ao mesmo tempo dar um pouco de si.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias