Dia Internacional da Mulher: Secretário Geral da ONU alerta que direitos das mulheres “estão a desaparecer diante dos nossos olhos”

Num apelo urgente à ação no Dia Internacional das Mulheres, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, alerta que o progresso dos direitos das mulheres, alcançado ao longo do tempo, “estão a desaparecer diante dos nossos olhos”. Numa mensagem alusiva ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, afirma que, segundo as previsões mais recentes, ao ritmo actual, serão necessários “mais 300 anos” para alcançar a plena igualdade de género.

Numa mensagem chegada à nossa redacção, António Guterres enfatiza que a sucessão de várias crises, “desde a guerra na Ucrânia à, emergência climática”, tem afetado, “em primeiro lugar, e de forma mais dura”, as mulheres e as meninas. 

Esse responsável, alerta ainda que, em resultado do “retrocesso mundial da democracia”, os direitos das mulheres sobre os seus próprios corpos e sobre a “autonomia” das suas vidas “estão a ser questionados e negados”. 

Como realça, duas estatísticas “evidenciam claramente” o fracasso desses direitos. “A cada dez minutos, uma mulher ou menina é assassinada por um membro da família ou por um parceiro íntimo. E a cada dois minutos, uma mulher morre durante a gravidez ou o parto. A maioria destas mortes é perfeitamente evitável”, lamenta.

Categoria:Noticias