Porto Novo: Queijo curado do Planalto Norte muito apreciado em Cabo Verde e pode ser exportado para o estrangeiro

O produtor António Lima garante que este queijo está à espera apenas de certificação, cujo processo está a decorrer no Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI), para começar a ser exportado, existindo já empresas estrangeiras interessadas no produto.

Este queijo é um produto 100 por cento (%) nacional, considerado de “grande qualidade”, facto enaltecido, recentemente, pelo próprio primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, numa visita ao Planalto Norte, considerando que este produto pode “competir em qualquer parte do mundo”.

Especialistas consideram, igualmente, que o queijo do Planalto Norte, que recebeu, em 2017, o galardão “Slow Cheese Award” durante a feira mundial do gosto, na Itália, é “o melhor da África Ocidental e está entre os melhores do mundo”.

António Lima disse à Inforpress que se espera, para 2023, a conclusão do processo de certificação deste queijo, acreditando que, com a certificação, os produtores vão poder exportá-lo para a Europa, nomeadamente para Suíça e Itália.

A Semana com Inforpress

Categoria:Noticias